Autoescolas e serviços cadastrados no Detran são liberados para voltarem a funcionar em SC


Mesmo com a liberação, estabelecimentos deverão seguir regras para garantir a segurança sanitária necessária em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Por LD,
Lages/SC

📷 Arquivo / LD Comunicação

Mais alguns setores foram liberados pelo Governo do Estado a retomarem suas atividades após a quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19). Depois de setores como a da construção civil e toda a sua cadeia produtiva na semana passada e a autorização para o retorno da linha automotiva e autopeças nesta semana, o Governo do Estado de Santa Catarina também liberou através de Portaria os serviços de autoescolas e de serviços autorizados pelo Detran-SC.


Os setores de autoescolas e também dos serviços credenciados pelo Detran como estampadores de placa, médicos, psicólogos, remarcadores de chassi e desmontes já estão liberados a retomarem as suas atividades, porém, seguindo algumas regras de funcionamento para evitar a proliferação do coronavírus.

As autoescolas deverão respeitar as seguintes normas de funcionamento:

·        Lições teóricas podem ser ministradas apenas por meio de videoaulas. Aulas presenciais estão proibidas;
·        Antes das aulas práticas, o instrutor e o aluno precisam higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;
·        O uso de máscaras é obrigatório para instrutor e aluno;
·        O álcool em gel a 70% deve estar disponível dentro do veículo;
·        Recomenda-se que as aulas práticas ocorram com as janelas abertas. Caso seja necessário o uso do ar-condicionado, recomenda-se a utilização do modo ventilação aberta. Deve ser intensificado também a limpeza dos filtros do sistema de ar condicionado;
·        Após o término de cada aula prática, o veículo deve ser higienizado com água e sabão ou álcool em gel a 70%, notadamente no volante, marcha, freio de mão, retrovisores, cintos de segurança e painel. O mesmo vale para as maçanetas, tanto internas quanto externas;
·        Ao término do turno, os veículos devem ser lavados externamente com água e sabão;
·        As autoescolas devem intensificar a limpeza de seus ambientes e disponibilizar álcool em gel a 70% para seus funcionários e alunos.

Já em relação aos serviços cadastrado pelo Detran-SC que estão autorizados a funcionar, também se faz necessária a obediência a fatores de higienização, entre eles:

·        A disponibilização de cartazes sobre a necessidade de higienização de ambientes e das mãos;
·        A utilização de máscaras para os funcionários;
·        Respeito ao distanciamento social (1,5 metro por pessoa).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’