Durante o dia, Secretaria atendeu 14 pessoas, sendo quatro delas foram consideradas casos suspeitos da doença e os quatro tiveram histórico de viagens ao exterior.

Por LD,
Lages/SC



A Secretaria Municipal de Saúde de Lages, na Serra Catarinense, está monitorando a situação de quatro casos de suspeita do novo coronavírus. Essas quatro pessoas foram consideradas casos suspeitos entre as 14 pessoas atendidas pelas equipes do Gabinete Emergencial de Acompanhamento e Prevenção do Covid-19 ao longo desta segunda-feira (16).

Diante da suspeita, a equipe realizou a coleta de amostras e as encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), em Florianópolis.

As quatro pessoas com a suspeita da doença tiveram histórico de viagem ao exterior. Duas delas estiveram recentemente nos Estados Unidos, uma na Argentina e outra na Colômbia. Todos permanecem isolados em suas residências até que saia o resultado dos exames.

Situação de outros casos em Lages

Dos casos analisados pela Secretaria Municipal de Saúde de Lages, a situação é a seguinte:

·        7 pessoas tiveram suspeita descartados;
·        2 pessoas permanecem em isolamento domiciliar porque chegaram recentemente do exterior, mas não apresentam sintomas;
·        1 caso aguarda definição da Secretaria de Estado da Saúde se o caso é suspeito ou não;
·        Seis pessoas receberam alta após cumprirem o período de quarentena e não apresentarem sintomas;

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que as pessoas evitem se deslocar a UPA, optando por sanar dúvidas através dos números (49) 3251-7601 e 3251-7602, com funcionamento 24h por dia.