Lages aguarda mais 15 mil doses da vacina contra a gripe para conclusão da 1ª fase da campanha


No primeiro dia da campanha iniciada ontem, segunda-feira (23), em torno de 4 mil doses foram aplicadas no primeiro grupo prioritário que são os idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.

Por LD,
Lages/SC

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

As vacinas para a gripe acabaram em Lages assim como já havia afetado outros dois municípios da Serra Catarinense, São Joaquim e Otacílio Costa ainda na segunda-feira (23), primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Agora a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a Regional de Saúde – órgão vinculado ao Governo do Estado – encaminhar ao menos mais 15 mil doses da vacina para poder concluir a primeira fase da campanha que vai até o dia 15 de abril e assim poder imunizar os idosos e os profissionais da saúde, grupo prioritário alvo desta primeira fase da campanha que segue até o dia 22 de maio.

Somente no primeiro dia de campanha, em torno de 4 mil pessoas do grupo prioritário desta primeira fase foram vacinadas, e as vacinas do primeiro lote terminaram nesta terça-feira (24).

Tão logo a remessa seja enviada pelo Governo do Estado, as doses serão disponibilizadas para a vacinação do grupo prioritário. A previsão é de que até quinta-feira, dia 26, o estoque seja reposto.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe protege contra o vírus Influenza H1N1, e por isso, não é eficaz contra o novo coronavírus (Covid-19), mas evita que as pessoas fiquem doentes com outras síndromes gripais e assim ocupem os leitos no lugar de possíveis pacientes infectados com a nova doença que ainda não conta com uma vacina para prevenção e tratamento.

A campanha é dividida em três fases. A primeira fase iniciou nesta segunda-feira, 23, e segue até o dia 15 de abril e visa imunizar idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde. Já na segunda fase inicia no dia 16 de abril e vai até o dia 8 de maio e imunizará professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma), e na última etapa, a partir do dia 9 de maio até o dia 22 de maio, serão imunizadas as crianças de seis meses a seis anos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos em medidas socioeducativas, e presos.

A meta da Regional de Saúde é de imunizar 113.879 pessoas (integrantes de grupos prioritários) em toda a Serra catarinense, sendo que Lages serão cerca de 65 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’