Coronavírus: P.A. Tito Bianchini voltará a abrir como hospital de triagem

Local fechado desde a abertura da UPA 24 horas, está sendo preparado para ser um hospital de triagem para casos suspeitos que precisam de hospitalização enquanto aguarda abertura de novos leitos nos hospitais.

Por LD,
Lages/SC

📷 Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente realizaram
neste sábado (21), a limpeza do entorno do Pronto Atendimento Tito Bianchini. (Foto:
Divulgação)
A Prefeitura de Lages através da Secretaria Municipal de Saúde está preparando o Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro da cidade, para ser reaberto agora como um hospital de triagem para casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) que precisam ser hospitalizados enquanto aguardam a abertura de leitos nos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) e Tereza Ramos (HTR).

A medida está sendo necessária para não sobrecarregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Maria Gorete dos Santos, que manterá o fluxo normal no atendimento à população, tanto de adultos como também na ala pediátrica, destaca a secretária municipal, Odila Waldrich. A abertura do P.A. Tito Bianchini está sendo organizada para ocorrer o mais rápido possível e contará inicialmente com 13 leitos e a intenção é que ele fique aberto pelos próximos 90 a 120 dias, quando está previsto a queda do número de casos do coronavírus como prevê o Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, hospitais e clínicas particulares estão sendo parceiras disponibilizando equipes e  equipamentos para a criação deste hospital de triagem. Além disso, a Secretaria está se mobilizando para adquirir novos leitos para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) que será o local que receberá casos mais graves da doença.

Parceria com o 1º Batalhão Ferroviário

Uma tenda será montada pelo 1º Batalhão Ferroviário do lado de fora do P.A. Tito Bianchini para fazer a triagem das pessoas com uma equipe médica e outra de enfermagem de prontidão. O objetivo é estabilizar o paciente até ser encaminhado para os hospitais. “Somente serão recolhidos os casos suspeitos e que necessitem da hospitalização. Quem estiver apresentando sintomas leves serão orientados a permanecerem em isolamento domiciliar, recebendo todos os cuidados em casa”, esclarece a secretária Odila.

Além disso, o 1º Batalhão Ferroviário irá ceder três equipes médicas para auxiliar na triagem e no atendimento.

Central de Atendimento por telefone continua

A população poderá continuar tirando dúvidas e buscando orientação por telefone. A Central Telefônica da UPA 24 horas ampliou seus ramais dando mais agilidade aos atendimentos. Os telefones da unidade, em funcionamento ininterrupto são: (49) 3251-7601/3251-7602.

Situação em Lages

Até o último boletim divulgado neste sábado, 21, a cidade conta com 11 casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames que foram encaminhados ao Laboratório Central (Lacen/SC), em Florianópolis, e devem ser divulgados nos próximos dias. Nenhum caso está confirmado até o momento e um foi descartado.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita que as pessoas só compartilhem e divulguem informações oficiais que serão divulgados através das redes sociais da Prefeitura de Lages e também na imprensa. Evite causar maiores preocupações ou gerar pânico.

Lembrando que os sintomas do novo coronavírus são muito semelhantes ao da gripe, por isso, a precaução em somente divulgar os resultados com a confirmação dos exames feitos no laboratório em mãos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’