Coronavírus: Lageana com suspeita da doença é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde

Ela estava na região de Milão, na Itália, e voltou nesta semana apresentando tosse e dificuldade para respirar. A confirmação ou não da doença vai depender do resultado do exame no Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen/SC.

Por LD,
Lages/SC

📷 Nathalia Lima / ASCOM PML

Uma lageana que esteve viajou recentemente a Milão, na Itália, está sendo monitorada pela Secretaria Municipal da Saúde de Lages já que pode ser o primeiro caso suspeito de Covid-19 na cidade, ou mais popularmente conhecida como o Coronavírus. A confirmação ou não da presença da doença só será possível após a conclusão do exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen/SC, em Florianópolis.  


A mulher de 28 anos chegou de viagem nesta semana da Itália e apresentava os sintomas característicos da doença. Ela ligou e uma agente de saúde comunicou à Secretaria Municipal de Saúde sobre o suposto caso e assim foi iniciado o protocolo internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) onde a paciente foi isolada domiciliarmente, local este que ela deverá permanecer em uma “quarentena” pelos próximos 14 dias.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Lages, equipes médica e de enfermagem se deslocaram até a residência da paciente e prestam toda a assistência necessária à ela. Os familiares e pessoas que tiveram contato próximo à ela também estão recebendo atenção especial das equipes da Secretaria.

De acordo com a Secretária de Saúde Municipal, Maria Odila Waldrich, a paciente apresentava tosse e uma leve dificuldade para respirar, dois dos principais sintomas do Coronavírus, mas não apresentava febre, que é outro importante sintoma. “Ela clinicamente está bem, e os sintomas podem ser de qualquer outro vírus de Influenza que apresenta quadro infeccioso semelhante. A população pode ficar tranquila, pois Lages está devidamente preparada para enfrentar qualquer tipo de situação. Ainda se trata de um caso suspeito, que pode ser negativo. E ainda assim, é importante destacar que, se por ventura for positivo, a paciente contraiu na Itália, e não no Brasil, muito menos em Lages. Queremos alertar a população quanto aos cuidados necessários para a prevenção que é utilizar a etiqueta da tosse, usar lenços descartáveis, evitar locais com grande aglomeração de pessoas e locais fechados ou com pouca ventilação, manter os ambientes arejados, limpar maçanetas de portas, lavar constantemente as mãos e evitar viagens internacionais para os países que passam pela epidemia”, destaca a secretária.


Como ocorre a transmissão do novo Coronavírus?

O Covid-19 pode ser transmitido através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, além de contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguindo de contato com a boca, nariz ou os olhos.

Sintomas do novo Coronavírus?

Os sintomas podem se assemelhar com o de uma gripe comum, por isso, assim que um ou mais sintomas surjam, a melhor opção é procurar uma unidade de saúde. Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’