Placas Mercosul, empresas já estão fabricando novo modelo em Lages


Das quatro empresas que responderam nossos questionamentos, duas delas já realizam o serviço e outras duas devem receber autorização do Detran nos próximos dias.
                                                                                                      
Por LD,
Lages/SC

📷 Divulgação

Desde o dia 31 de janeiro, a placa Mercosul está sendo exigida para novos emplacamentos em todo o país, mas não têm sido fácil para os motoristas aqui de Lages realizar a mudança ou realizar um novo emplacamento devido a dificuldade em localizar uma empresa que esteja autorizada pelo Detran-SC para efetivar a mudança para o novo padrão.

O Lages Diário entrou em contato através de e-mail e/ou por telefone com as seis empresas que realizam serviços de emplacamento em Lages, destas quatro responderam aos nossos questionamentos sobre o assunto. Duas delas informaram que já estão aptas a realizar a fabricação e instalação da placa Mercosul, são elas a: Emplacar Lageana, localizada no bairro Gethal, e a MD Placas, no bairro Brusque. Outras duas informaram que iriam receber a autorização do Detran nos próximos dias, são elas: a Auto Placas Lages e a Santa Cruz Placas, ambas no Centro.

Outras duas empresas não nos responderam até o momento, são elas: a Lages Plac e a Serra Placas. Assim que elas nos informarem, iremos atualizar esta notícia.


Placa Mercosul

A adoção do novo padrão de placa para o bloco do Mercosul foi anunciada em 2014. Devido a processos judiciais, a implantação foi adiada para 2017 e, depois adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo.

No Brasil, 10 estados já adotam o novo modelo: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. Paraguai e Venezuela também deve mudar suas placas. Já Argentina e Uruguai já adotam o novo modelo a mais tempo que o Brasil.

Entre as mudanças da nova placa está a inversão no número de letras e números. Anteriormente, eram três letras e quatro números. Com o novo modelo, isso se inverteu e agora são quatro letras – sendo uma delas entre os três números.

Outra mudança está nas cores das placas, não nelas em si, já que todas terão o fundo branco, mas as letras serão referentes as cores já existentes. Confira abaixo:

·        Carros de passeio: letras na cor preta;
·        Carros Comerciais: letras na cor vermelha;
·        Carros Oficiais: letras na cor azul;
·        Carros em Teste: letras na cor verde;
·        Carros Diplomáticos: letras na cor dourada;
·        Carros de Colecionadores: letras na cor prateada;

A nova placa conta com mais itens de segurança para evitar falsificações, como marca d’água com o nome do país de origem do carro e “Mercosul”, além de ter uma tira holográfica do lado esquerdo.

A placa ainda conta com um QRcode onde será informado a empresa que fabricou a placa, o ano em que ela foi feita e o seu número de série.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’