Os 16 mil alunos da rede municipal de ensino de Lages voltam às aulas, em todas as unidades escolares, a partir desta quarta-feira (5 de fevereiro).

Por ARI JUNIOR da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

O ano letivo de 2020 está oficialmente aberto na rede municipal de ensino. Os cerca de 1.600 professores retornaram do recesso escolar nesta segunda-feira (3 de fevereiro). Um ato foi realizado pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Educação, para marcar o início das atividades com os profissionais.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, este momento com os professores serve como acolhida e reafirmação dos compromissos e envolvimento das pessoas nas atividades escolares. “Todos fazem parte deste processo. A educação transforma”, disse a secretária.

O prefeito em exercício, Juliano Polese, prestigiou o evento destacando a importância dos professores na construção do saber. “O professor em sala de aula ensina, orienta. Ele transforma a vida das nossas crianças e adolescentes. Que este ano letivo seja repleto de saberes e muito conhecimento”, comentou Juliano.

Volta às aulas

Aproximadamente 16 mil alunos da rede municipal de ensino de Lages voltam às aulas, em todas as unidades escolares, a partir desta quarta-feira (5 de fevereiro). O calendário escolar de 2020 prevê 200 dias letivos. 

Palestra de abertura

Durante o evento de abertura do ano letivo na rede municipal de ensino foi realizada a palestra com o autor Ilan Brenman. Ele é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países. Ilan fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos sempre defenderam uma literatura infantil e juvenil livre da ideologia do “politicamente correto” e com muito respeito à inteligência e a sensibilidade da criança e do jovem leitor.