João Schwambach foi encontrado caído ao lado da prefeitura. O principal suspeito tentou tirar a própria vida após cometer o crime.

Por LD,
Lages/SC

📷 João Schwambach foi eleito prefeito em 2016. (Foto: Divulgação)

Os moradores da cidade de Imbuia, no Alto Vale do Itajaí, estão perplexos após o prefeito da cidade, João Schwambach (MDB), de 59 anos, ser morto a tiros ao lado do prédio da prefeitura no final da tarde de ontem, quarta-feira (8). O principal suspeito atentou contra a própria vida logo após o crime, mas foi resgatado e encaminhado ao hospital em estado grave.

O fato teria acontecido por volta das 17h30. Testemunhas que passavam pelo local relataram que ouviram dois disparos, em seguida, o prefeito foi encontrado já sem vida. Câmeras de segurança mostram que a vítima se encaminhava para o estacionamento ao lado da prefeitura quando foi chamado e ao se virar foi alvejado, caindo na sequência.

O autor dos disparos, um homem de 77 anos, retornou para casa e tentou se matar com um tiro na cabeça. No entanto, ele foi socorrido e levado para o hospital Bom Jesus, em Ituporanga e, posteriormente, transferido ao Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, em estado grave.

Motivação do crime

Segundo informações preliminares, a motivação do crime seria o alargamento de uma estrada e a retirada de árvores localizadas no interior do terreno do autor dos disparos, mas isso, será apurado por agentes da Polícia Civil que será a responsável pelo caso.

A arma utilizada no crime foi localizada e será periciada pelos agentes do IGP que também fez a retirada do corpo da vítima do local.

Em uma nota curta, a Prefeitura de Imbuia lamentou a morte do prefeito. “Com muita tristeza comunicamos o falecimento do prefeito de Imbuia, João Schwambach”. Já o MDB-SC informou que "ainda abalado pela tragédia, o MDB catarinense se solidariza com os familiares e amigos". 

Carreira

João Schwambach se elegeu prefeito em 2016 com quase 57% dos votos. Antes de se tornar o chefe do Executivo municipal, foi vereador e por duas vezes foi vice-prefeito. Era produtor de cebola da localidade de Campo das Flores, no interior de Imbuia.