Antonio Ceron destacou a importância da imprensa no contexto da administração público, com críticas construtivas, assim como o vice Juliano Polese reconhece como fundamental o papel dos profissionais que atuam nos veículos de comunicação desempenham, certamente, não raras as vezes, orientando e chamando a atenção dos administradores para determinadas questões administrativas.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Vitória Bittencourt / ASCOM PML

O prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese receberam a imprensa para uma entrevista coletiva, no auditório da Fundação Cultural de Lages, na manhã desta sexta-feira (20 de dezembro). Na ocasião também foi oferecido café da manhã aos participantes, como forma de confraternização neste período de Natal e fim de ano.

Esse encontro também foi uma oportunidade de o prefeito, que sairá de férias no dia 6 de janeiro, assumindo em seu lugar o vice Juliano, pudesse estar à disposição para questionamentos pertinentes à atual gestão administrativa municipal, a qual completará em 31 de dezembro três anos de atividades (gestão 2017-2020).

O coordenador executivo de Comunicação Social, Pablo Gomes, na abertura da coletiva ressaltou que o setor de sua responsabilidade administrativa, assim como outros órgãos da administração municipal, direta e indireta, terão ponto facultativo durante a semana do natal e ano novo, retornando às atividades normais em 6 de janeiro. “Serviços essenciais como saúde, através da UPA e limpeza urbana não param. As Unidades Básicas de Saúde e a Farmácia Básica também não terão ponto facultativo, ou seja, param somente nos feriados e véspera das datas comemorativas (Natal e Ano Novo)”, explicou.   
E antes de o prefeito se pronunciar, foi dada a palavra para a secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich, para que falasse sobre o início do atendimento da pediatria, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), a partir de 14 de janeiro.

Odila garantiu que tudo está sendo providenciado para o início dos trabalhos nesta data e anunciou que a UPA terá um aparelho de Ressonância Magnética, adquirido pela Prefeitura, para atender os pacientes, quando necessário, o que agilizará o diagnóstico médico, de crianças e adultos.

O prefeito Antonio Ceron destacou a importância da imprensa no contexto da administração pública, com críticas construtivas, assim como o vice Juliano Polese reconheceu como fundamental o papel que os profissionais que atuam nos veículos de comunicação desempenham, certamente, não raras vezes, orientando e chamando a atenção dos administradores para determinadas questões.

O prefeito detalhou ainda os investimentos em pavimentações de vias urbanas e desapropriações, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa da Caixa Econômica Federal). “Hoje estaremos entregando ordem de serviço para a pavimentação asfáltica das ruas Cirilo Vieira Ramos e Cruz e Souza e no dia 23 de dezembro será para as obras na rua Frei Nicodemus, que interligará os bairros Centenário, São Luiz e Santa Catarina. É importante ressaltar que estamos otimizando a aplicação dos recursos oriundos do Finisa, graças a execução das obras com equipe própria de servidores públicos e com utilização de maquinário da Prefeitura”, falou.

O prefeito exemplificou: “Na rua Aujor Luz, as obras que estão praticamente concluídas estavam orçadas em R$ 5,5 milhões de reais e conseguimos fazer a pavimentação gastando 50% a menos deste valor”.

Mercado Público Municipal

O prefeito Ceron anunciou na oportunidade a data de inauguração das obras de revitalização, reforma e ampliação do Mercado Público Municipal. “Será em 27 de junho de 2020. Vamos inaugurar com o Mercado funcionando efetivamente. Serão 44 pontos de vendas de produtos hortifrutigranjeiros e da agricultura familiar, incluindo restaurante, agência lotérica, dentre vários outros”.

Foi anunciado também que a licitação para o sistema de estacionamento rotativo, a Área Azul, será aberta em 8 de janeiro.
O prefeito destacou ainda que hoje Lages tem uma das menores tarifas de água (social), IPTU e de transporte coletivo do Estado de Santa Catarina. “A tarifa de água cobrada em Lages está, em média, de 30 a 40% menor do que a cobrada em outros municípios do Estado”, destacou o prefeito.

Outro dado importante repassado na coletiva à imprensa foi que a Prefeitura, dentro de um período de 35 dias descontou dos cofres públicos três folhas de pagamento, incluindo as dos meses de novembro e dezembro (esta sairá no dia 27) e mais o décimo terceiro, injetando assim R$ 45 milhões de reais (valor líquido) nas contas dos servidores públicos municipais. “São recursos que impactam positivamente no comércio e na economia lageana”, frisou Ceron.

Lages recebe reconhecimento de Excelência em Turismo

O prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, receberam, ao final da entrevista coletiva, placa referente ao Título Beto Carrero de Excelência no Turismo de 2019, por conta da organização e realização da Festa Nacional do Pinhão. Lages ficou em segundo lugar em Santa Catarina, perdendo apenas para o município de Pomerode que organiza a Osterfest (Festa de Páscoa).

Participaram da entrega deste título o executivo de Turismo da Prefeitura, Luís Carlos Pinheiro Filho, o secretário executivo da Amures, Walter Manfrói, e assessora de Turismo da Amures, Ana Vieira.