Comandante da PM Ambiental, Adair Pimentel recebe título de cidadão lageano


Familiares, amigos e colegas da farda prestigiaram a cerimônia no Plenário Nereu Ramos da Câmara.

Por EVERTON GREGÓRIO da CÂMARA DE LAGES
Lages/SC

📷 Nilton Wolff / Divulgação

Na noite de 6 de dezembro, a cidade de Lages ganhou mais um filho ilustre. O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, recebeu o título de cidadão lageano em solenidade proposta pelos vereadores Bruno Hartmann (PSDB) e Thiago Oliveira (MDB). Familiares, amigos e colegas de farda prestigiaram a cerimônia no Plenário Nereu Ramos da Câmara.

Em seu discurso, o vereador Bruno ressaltou a importância de Pimentel na preservação e conservação do meio ambiente, pelo destaque nacional no controle da infestação do javali nas áreas rurais da região serrana e também pelo trabalho realizado junto às pessoas com deficiência, como na disponibilização do serviço de ecoterapia às pessoas que sofrem com o transtorno do espectro autista.

“O título lhe é conferido não somente pelo exemplo, mas pelo homem honrado e comprometido com as questões que lhe são pertinentes. Poderíamos ficar a noite inteira discorrendo sobre o seu currículo. (...) Sou muito honrado por propor esta matéria e parabéns por todo o serviço feito no município de Lages”, disse Bruno Hartmann, antes de conferir a placa comemorativa, o diploma de honra ao mérito e a bandeira do município ao homenageado e um ramalhete de flores à esposa de Adair, Barbara.

“Falar do Pimentel não é fácil, pois ele tem muitas qualidades, mas o título que ele recebe é resultado de toda sua vida, desde a mais tenra idade até os dias de hoje. Receber este título muito lhe engrandece e a todos nós, policiais militares, mas aumenta tua responsabilidade para com a sociedade lageana, visto que Lages hoje ganha um filho, nosso querido tenente-coronel Pimentel, uma pessoa de excelência, comprometida com as causas ambientais e sociais”, destacou o comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Zelindro Ismael Farias.

Um lageano da Vacaria

Nascido em Vacaria-RS, Adair veio ainda criança com sua família para Lages, em um caminhão do exército brasileiro ao qual o seu pai servia. Estudou com seus irmãos no colégio Asdrubal e da 5ª série até o terceirão no colégio Industrial. Após formado, cursou Direito na Uniplac, onde trabalhava na biblioteca para pagar os créditos da faculdade. A identificação com a “Princesa da Serra” era tamanha que na academia militar todos o tratavam por lageano.

“Me perguntavam se eu era lageano, agora, com a permissão dos senhores, tenho esta oportunidade. Não sei se terei em vida outra homenagem como essa, com depoimentos de pessoas que tanto gosto. Esta não é uma homenagem só para mim, mas para minha família, esposa, filho, meus irmãos que são policiais e para meus colegas de farda”, agradeceu o militar a todos por fazerem dele um “melhor ser humano, policial e comandante”.

O tenente-coronel da PM contou sobre as conquistas obtidas em sua gestão pela Polícia Ambiental, como a construção de uma sede própria, convênios e aplicativos que aprimoraram a parte técnica do órgão, como no laboratório de geoprocessamento, na disponibilização da ecoterapia, no combate ao javali. Inclusive, a Polícia Ambiental de Lages foi reconhecida em 2018 como “Melhor Política Pública na Área da Gestão” pela Escola Superior de Administração e Gerência (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Histórico do homenageado

Natural de Vacaria-RS, Adair Pimentel nasceu no dia 28 de junho de 1978, filho de Adair Moreira e Vera Lúcia. É casado com Barbara Felippe e é pai do Pedro. Formado em Direito e pós-graduado em Políticas e Gestão de Segurança Pública, também possui diversos cursos militares, sendo especialista em Comando e Policiamento Ambiental.

Na carreira militar foi chefe de Planejamento do 6º Batalhão de Polícia Militar – Lages (2001); comandante do 5º Pelotão de Polícia Militar Ambiental – Lages (2001 a 2005); comandante da 3ª Companhia do 18º Batalhão de Polícia Militar – Gaspar (2008 a 2009 e 2012 a 2013); corregedor e coordenador do Proerd – chefe de Planejamento, Logística e Comunicação Social do 18º Batalhão de Polícia Militar – Brusque (2013 a 2015); comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Lages (2015 a 2019). Atual comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Chapecó (desde fevereiro de 2019); e membro titular do Grupo de Assessoramento Técnico para o Plano Nacional de Controle Populacional do Javali, junto aos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente em Brasília-DF, desde 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’