Cerimônia de inauguração ocorreu na manhã deste sábado (23).

Lages/SC    

📷 Maurício Santos / LD Comunicação
   
Após quase dois anos de obras, a revitalização do calçadão e da praça João Costa, no Centro de Lages, na Serra Catarinense, foi inaugurada na manhã deste sábado (23) em evento que integrou a programação de 253 anos de Lages comemorados na última sexta-feira, 22.

saiba mais

Com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Antonio Ceron, e o vice, Juliano Polese, o ex-governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, os deputados federal, Carmen Zanotto, e estadual, Marcius Machado, o secretário da Junta Comercial de Santa Catarina, Juliano Chiodelli que representou o governador Carlos Moisés, entre outros.

Por volta das 09h, o público que passava pelo calçadão aproveitava para tirar fotos, fazer selfies. Um dos lugares favoritos na manhã quente deste sábado foi o chafariz das águas dançantes. Não foram poucas pessoas que resolveram se refrescar nas águas do local. Enquanto uns brincavam nas águas, outros se divertiam no parque infantil instalado na praça e os adultos se exercitavam na academia pública montada no local.

No palco, pouco antes da solenidade oficial, o tradicionalista lageano Éder Goulart animou o público com sucessos da música nativista e gauchesca.

Em conversa rápida com o Lages Diário, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, disse que a revitalização da praça é uma forma de “reforçar a tradição e cultura de Lages, devolvendo este espaço ampliado e revitalizado, justamente para continuar sendo um espaço para as  pessoas de Lages bater papo, dar um abraço fraterno, de debater seja na política, no futebol, religião, que aqui seja justamente um lugar de discussão”, destaca Ceron.

Algumas situações foram resgatadas da história como o espaço das artesãs, e a inauguração do espaço Aristiliano Ramos justamente no local onde estava localizado o Colégio Aristiliano Ramos que foi demolido para a ampliação da praça.

Elogios ao trabalho conjunto das administrações que passaram


📷 Maurício Santos / LD Comunicação


Durante os discursos, todos que passaram pelo púlpito enalteceram os trabalhos realizados por administrações anteriores e o empenho em cada fase da obra que iniciou e terminou na atual gestão, mas a fase de projeto iniciou na administração de Elizeu Mattos e Toni Duarte. Além disso, a obra foi uma parceria com o Governo do Estado, por isso, o prefeito Antonio Ceron fez o reconhecimento do trabalho desempenhado pelo ex-governador Raimundo Colombo e pelo atual, Carlos Moisés da Silva que não mediram esforços para que a praça ficasse pronta.

Ordens de serviços assinadas e entregues

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Durante o ato solene de inauguração, duas ordens de serviços foram assinadas e entregues à empresa vencedora da licitação que irá executar as revitalizações de outros dois espaços. A praça João Ribeiro, em frente a Catedral que já está com os tapumes isolando a área e o calçadão Túlio Fiúza de Carvalho que terá as obras iniciadas em janeiro de 2020 para não atrapalhar o comércio durante as vendas de fim de ano.

Segundo o prefeito Antonio Ceron, as obras de revitalização prosseguem para outros pontos do Centro e também serão aceleradas as obras do Mercado Público de Lages. “Eles vão retornar com intensidade os trabalhos no Mercado Público e também vão revitalizar parte da ruas Correia Pinto, Nereu Ramos e Coronel Córdova que fazem parte do projeto todo de revitalização e esse é o objetivo, que a população de Lages utilize esse espaço da melhor maneira”, destacou.

📷 Praça João Ribeiro, em frente a Catedral Diocesana de Lages, será a próxima a ser
revitalizada. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)

A parceria com o Governo do Estado foi fundamental, segundo aponta o prefeito Antonio Ceron. “Vou enaltecer o governo do Raimundo Colombo que durante o governo dele que exatamente, já na gestão [municipal] passada, foi iniciada a fase do cabeamento subterrâneo que faz parte da revitalização e agora esse convênio está sendo mantido e honrado pelo governo Carlos Moisés e esse é o jeito que se faz política, sem olhar cores partidárias. E eu só tenho as cores da bandeira de Lages”, enfatiza.

Cápsula do tempo que serão abertas daqui a 47 anos

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

As solenidades encerraram com o acirramento da placa do Espaço Cultural Aristiliano Ramos e depois com a placa de revitalização da praça João Costa. Duas placas foram acirradas na praça, a primeira que foi perdida na revitalização feita na década de 1970 pelo então prefeito Juarez Furtado e a placa da atual revitalização.

Posteriormente foi feita a colocação das mensagens de 30 alunos da rede municipal de ensino, do prefeito Ceron e do vice, Juliano Polese, juntamente com material da imprensa divulgados nesta semana sobre a revitalização da praça para serem colocadas em cápsulas que foram enterradas e que serão abertas somente em 2066, quando Lages completará 300 anos.

📷 Cápsulas do tempo foram enterradas na praça João Costa e deverão ser abertas no
dia 22 de novembro de 2066, no aniversário de 300 anos de Lages. (Foto: Maurício
Santos / LD Comunicação)

Bolo de 253 anos

Após a solenidade, a primeira-dama Salete Ceron e vice primeira-dama, Aline Bernardi realizaram o corte simbólico do primeiro pedaço do bolo de 253 anos do aniversário de Lages. Após, uma fila enorme foi organizada para a entrega de pedaços a população que passava pela praça.

📷 Primeira-dama, Salete Ceron e a vice primeira-dama, Aline Bernardi, cortam o
primeiro pedaço do bolo simbólico dos 253 anos. (Foto: Maurício Santos / LD
Comunicação)

PM presente garantindo a segurança

Com presença há mais de 20 anos no local, a Polícia Militar conta com um espaço ampliado na praça João Costa, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Lages, o Tenente-Coronel Alfredo Nogueira comentou para o Lages Diário sobre o espaço. “Temos um espaço revitalizado, compatível com a tecnologia e com o conceito da praça. Temos um espaço cidadão, disponível para o cidadão usar e os nossos policiais continuam ali ajudando e protegendo”, destaca o comandante Alfredo.

O espaço ainda conta com uma central que acompanha as câmeras de videomonitoramento espalhadas pela região central de Lages. “Se tiver condições tecnológicas para acompanhar uma região mais ampla, vamos avançar”, completou Alfredo.

Show de Oswaldir e Quinteto Nativo

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Já passava de 12h20 quando uma das atrações principais deste dia festivo no Calçadão da Praça João Costa subiu ao palco. Oswaldir e Quinteto Nativo se apresentaram e fizeram o público levantar para dançar com grandes sucessos da música gaúcha e da carreira de Oswaldir, ainda em parceria com Carlos Magrão.