Um total de 645 camisetas foram adquiridas com recursos provenientes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e distribuídas aos 12 núcleos do Lages Leãozinho.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

 “O esporte abre a cabeça e prepara o corpo para os desafios do dia a dia. Utilizem bem o tempo que vocês têm fora da sala de aula. Pratiquem esporte”, disse o prefeito Antonio Ceron para 150 crianças e adolescentes do projeto social, Lages Leãozinho, durante momento de integração dos 12 núcleos do projeto, reunidos no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior (Tio Vida), na manhã desta quarta-feira (6 de novembro).

Durante à tarde outros 200 integrantes do Lages Leãozinho se reunirão no Tio Vida, para este dia especial de integração, no qual as crianças e adolescentes jogam bola e recebem uma camiseta, na qual está estampada a seguinte frase: “Criança tem direito a um esporte fazer. Trabalhar só quando crescer”.

Um total de 645 camisetas foram adquiridas com recursos provenientes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e distribuídas aos 12 núcleos do Lages Leãozinho. “Neste dia de integração esportiva, destaca-se a parceria firmada entre o PETI e o Lages Leãozinho, com a entrega de camisetas, uma forma de incentivar o esporte e da prevenção do trabalho infantil”, fala a coordenadora do PETI em Lages, Mariana Coelho.

O secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, disse que tanto o PETI como o Lages Leãozinho são desenvolvidos pela Prefeitura de Lages, sendo que 759 crianças e adolescentes estão cadastrados no projeto social. “Desenvolvemos o Lages Leãozinho desde 2017, oportunizando a prática de esporte duas vezes por semana para crianças e adolescentes regularmente matriculados nas unidades de ensino da rede municipal de educação. Equipes de educadores físicos, de forma inédita no Brasil, coordenam essas atividades esportivas”, destacou Samuel.

“Já o PETI, atualmente, trabalha diretamente com 39 crianças erradicadas do trabalho infantil, as quais são assistidas pelos três Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), administrados pela Prefeitura de Lages. O PETI presta toda a assistência necessária tanto às crianças e adolescentes como aos seus familiares. E nos Creas todos têm a oportunidade de participarem de programas e projetos sociais”, ressaltou Samuel Ramos.

Leãozinho & Leão Baio

O treinador do Sub-15 do Esporte Clube Internacional de Lages (Leão Baio da Serra), Rodrigo Rodrigues, juntamente com o educador físico da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e coordenador do projeto Tyrone Machado, falaram aos integrantes do Lages Leãozinho, lembrando da importância de se praticar esporte e sobre o que representa o bom comportamento na escola e junto à família, por parte das crianças e adolescentes.

“O Inter de Lages está de portas abertas ao Lages Leãozinho. Estaremos sempre acompanhando os jogos de vocês, com o objetivo de selecionar os melhores atletas em condições de serem convocados para fazer parte do Sub-15 do Leão Baio”, disse Rodrigo Rodrigues.

“O Lages Leãozinho, através do esporte, é uma ferramenta de transformação e inclusão social, além de servir de prevenção a riscos sociais”, frisou Tyrone Machado.