Polícia Militar lança aplicativo para agilizar atendimento ao cidadão
A apresentação do
aplicativo PMSC Cidadão ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, na sede do
Comando-Geral da PM, em Florianópolis.
Por MARCELO
PASSAMAI da SECOM/SC,
Florianópolis/SC
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📷 PMSC / Divulgação |
A Polícia Militar de
Santa Catarina (PMSC) lançou o aplicativo que facilitará a interação do cidadão
catarinense na solicitação de atendimento. Com o PMSC Cidadão, o usuário poderá
enviar vídeos, fotos e áudios, que irão gerar a ocorrências. A apresentação do
PMSC Cidadão foi feita na manhã de sexta-feira, 22, na sede do Comando-Geral da
PMSC, em Florianópolis.
O PMSC Cidadão visa
também promover, além de denúncias de forma anônima, as ações de proteção à mulher
vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de
Proteção à Mulher
De acordo com o chefe do setor de tecnologia da instituição, o Inova, major Joamir Rogério Campos, poderão também ser solicitadas visitas preventivas por uma guarnição especializada. Desta forma, será possível acompanhar o trâmite e visualizar medidas protetivas de urgência, com integração ao sistema do Poder Judiciário. Também há o Botão de Pânico para as mulheres com medida protetiva que terão atendimento prioritário.
De acordo com o chefe do setor de tecnologia da instituição, o Inova, major Joamir Rogério Campos, poderão também ser solicitadas visitas preventivas por uma guarnição especializada. Desta forma, será possível acompanhar o trâmite e visualizar medidas protetivas de urgência, com integração ao sistema do Poder Judiciário. Também há o Botão de Pânico para as mulheres com medida protetiva que terão atendimento prioritário.
Até maio de 2020, o
aplicativo também terá outras funcionalidades para complementar o atendimento
direto ao cidadão, como os programas Rede de Vizinhos, Rede de Segurança
Escolar, Rede de Segurança Rural, Proerd, SOS Desaparecidos, Futebol Seguro,
entre outros serviços.
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📷 Aurélio de Oliveira / PMSC |
Presidente do Colegiado
Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial do Estado e comandante-geral da
PMSC, o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior reforçou o grande avanço
na cadeia de serviços da Polícia Militar com o aplicativo. "Ele representa
um novo patamar de relacionamento com a sociedade. Ele traz inovação e
tecnologia para esse contato emergencial, que antes era só via 190. Essa nova
ferramenta vai trazer muita qualidade para o nosso atendimento", afirmou.
"Gostaria de
parabenizar imensamente a iniciativa da Polícia Militar. Não é de agora que a instituição
tem empreendido esforços imensos no sentido de conter a violência, não só
contra a mulher", enfatizou Giane Bello, presidente da Comissão do Direito
da Vítima da OAB/SC, durante o lançamento.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e presidente do Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, Fábio Trajano, elogiou o excelente custo-benefício do projeto. "Ainda não temos os números que esse aplicativo trará de benefícios, mas com certeza muitas ocorrências deixarão de existir em virtude dos potenciais agressores já terem a consciência que a polícia pode ser acionada muito rapidamente", ressaltou.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e presidente do Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, Fábio Trajano, elogiou o excelente custo-benefício do projeto. "Ainda não temos os números que esse aplicativo trará de benefícios, mas com certeza muitas ocorrências deixarão de existir em virtude dos potenciais agressores já terem a consciência que a polícia pode ser acionada muito rapidamente", ressaltou.
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📷 Aurélio de Oliveira / PMSC |
Também estiveram
presentes no evento o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos
Institucionais, Alexandre Estefani, e a presidente do Conselho dos Direitos da
Mulher de Santa Catarina, Célia Fernandes.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
O coronel da PMSC Araújo
Gomes também destacou o trabalho da equipe do Inova, que idealizou todas as
inovações da ferramenta tecnológica e contratou, por meio de licitação, uma
empresa para executar o desenvolvimento. Desta forma, toda propriedade
intelectual do aplicativo e sistemas conexos é de propriedade total da PMSC.
Segundo ele, os recursos
para o projeto são de uma parceria com o Ministério Público, via Fundo para
Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina. O
investimento total do aplicativo e integrações foi de R$ 202.493,30. Já para a
compra dos servidores de armazenagem dos sistemas foram repassados R$
270.000,00.
Como funciona
O PMSC Cidadão permitirá ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso dará mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.
Como funciona
O PMSC Cidadão permitirá ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso dará mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.
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📷 Aurélio de Oliveira / PMSC |
Apenas durante o
atendimento da emergência gerada pelo próprio cidadão é que ele será
identificado e o seu dispositivo passará a ser rastreado pela Polícia Militar,
evitando trotes. O major Rogério Campos lembra que é crime repassar informações
falsas durante o uso do aplicativo. Durante um atendimento de emergência também
é aberto um canal de conversa entre a central, o cidadão e a guarnição policial
em campo.
Como não é necessário
falar com um atendente, apenas registrar ou enviar os dados para a Polícia
Militar, pessoas com deficiência auditiva e palatal poderão utilizar sem
problemas o aplicativo. A guarnição policial não poderá ser rastreada e o
cidadão não terá acesso a sua localização. Ele receberá apenas informações do
status do atendimento, ou seja, se a ocorrência foi gerada e se uma guarnição
foi encaminhada para atendimento.
Rede de Vizinhos
Cabe ressaltar, que o
PMSC Cidadão não irá substituir o grupo de Whastapp da Rede de Vizinhos. O
aplicativo é mais uma ferramenta de apoio ao programa que, futuramente, irá ser
integrado ao aplicativo. Da mesma forma que a nova ferramenta não irá
substituir totalmente a ligação para o 190. Ela é mais um instrumento apoio ao
atendimento de emergência.
Quando o cidadão não tiver internet no dispositivo móvel, o próprio aplicativo informa e cria um link direto para uma ligação com o 190 da Polícia Militar.
Quando o cidadão não tiver internet no dispositivo móvel, o próprio aplicativo informa e cria um link direto para uma ligação com o 190 da Polícia Militar.
Qualquer versão de Android ou IOs
Para utilizar os serviços
é necessário ter um dispositivo móvel com sistemas operacionais Android ou IOS,
com tecnologia de dados móveis ou wi-fi e GPS. É preciso também fazer um
cadastro prévio e aceitar a política de privacidade e segurança da informação.
Esse cadastro requer foto,
CPF, nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, além de outros dados
complementares. Todos os dados enviados serão sigilosos e usados apenas pela
Polícia Militar para atendimento e proteção ao cidadão. Para o melhor
funcionamento, o cidadão deve manter sempre o número de telefone e cadastro
atualizados, pois se houver necessidade, uma equipe da Polícia Militar entrará
em contato pelo número cadastrado para atender o usuário em sua emergência.
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