O Criaticidade começou com o levantamento de um diagnóstico da região através de entrevistas, o que resultou num relatório ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Municipal de Lages. .

Por ARI JUNIOR da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Lages agora conta com uma marca: Estreitando laços. (Foto: Ari Junior / ASCOM PML)

Lages é a primeira cidade de Santa Catarina a ter sua marca de propósito. Na noite desta quinta-feira (21 de novembro), no Cine Marrocos, a empresa responsável pelos trabalhos do Criaticidade, a Glóbulo, apresentou os resultados deste projeto que fez um levantamento completo e detalhado sobre o direcionamento estratégico para os eixos econômicos do município; a marca da cidade em si, e suas aplicações; além de um propósito para Lages. A marca do município é: “Lages Estreitando Laços”.  

O prefeito Antonio Ceron prestigiou o ato e lembrou que o Criaticidade começou com o levantamento de um diagnóstico da região através de entrevistas, o que resultou num relatório ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Municipal de Lages (PEDEM) desenvolvido pela Prefeitura de Lages, Sebrae/SC e iniciativa privada, abordando a realidade dos mais diversos setores sociais e econômicos.  

De açodo com o resultado apresentado os modelos de desenvolvimento das cidades passam por dificuldades. O futuro de um território baseado em ações públicas perdem força na medida que as cidades perdem poder econômico. Em Lages o movimento dos “Novos Tropeiros” deverá gerar soluções que resolvam as oportunidades. Para isso é preciso pessoas preparadas para assumir grandes desafios e um ambiente que estimule potencialidades locais, criando mecanismos para estruturar um movimento único. “Os Novos Tropeiros representam este movimento. Com a marca de Estreitar Laços, Lages se preparará para daqui oito anos assumir um protagonismo real”, comentou o sócio e diretor da empresa Glóbulo, Diogo Machado.

Ainda segundo Diogo o objetivo é de aproximar as comunidades de Lages em prol de um único propósito. “Devemos auxiliar o desenvolvimento de ecossistemas e depois ofertá-las para o mundo, abrindo conexões para nossos potenciais.  Também deixamos claras nossas oportunidades, para chamar parceiros estratégicos de todo o mundo que possam solucioná-las, sempre com foco nas pessoas através de relacionamentos estreitos através do conceito de Comunidades para Comunidades”.

O processo

Mais de 2.000 pessoas de frentes multidisciplinares nos seis eixos de desenvolvimento econômicos locais, a Cadeia da Madeira, Inova Serra SC (eixo de TI), Turismo e Comércio, EletroMetalMecânico, Agroalimentar e Saúde tiveram participação direta ou indireta no processo.

Sobre a interatividade que o movimento gerou nas diversas esferas do município, o vice-prefeito Juliano Polese, afirmou: “o Criaticidade é um dos movimentos mais importantes que estão acontecendo em Lages. Neste projeto, todos são protagonistas da mudança planejada que todos querem para o município e região. Todos podem participar do movimento”.

O Criaticidade é patrocinado pelas empresas Klabin, NDD, Banco da Família, Expert Engenharia, Flex, Transul, Engie, CJ Automotiva, Voskko, Posto Guarujá e Serrana Engenharia, e com total apoio da Prefeitura de Lages e demais entidades públicas.