Das dez árvores que tinham no local, três estavam doentes, duas foram transferidas e outras de espécie considerada invasora foram retiradas e substituídas por outras espécies que irão demorar um pouco a crescer.

Por LD,
Lages/SC

📷 Praça João Costa. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)
  

A revitalização da praça João Costa despertou a curiosidade de milhares de pessoas que aproveitaram o fim de semana para passar pelo local e conhecer as mudanças. Muitos nas redes sociais, porém, reclamaram da falta de árvores no local se comparado com a praça antes da revitalização. 

Devido ao fato, a Prefeitura de Lages explicou que na antiga praça haviam dez árvores, sendo um ipê que estava doente, quatro coqueiros (dois deles doentes e outros dois foram transferidos para outra praça, e alguns ligutros, esta última, considerada uma espécie invasora agressiva, que prejudica outras árvores e causa danos à saúde das pessoas e em equipamentos urbanos, como ruas e calçadas, o que é recomendado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para serem substituídas por outras espécies na área urbana, por isso foram retiradas. 

Durante as últimas etapas da obra antes da abertura da praça, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, através da equipe de paisagismo e arborismo realizaram o plantação de 19 árvores, sendo das seguintes espécies: Aroeira; Ipê-Amarelo; Ipê-Roxo; Pau-Ferro; Inga-Feijão e Butiá, mas irão demorar um pouco para crescer. 

Além das árvores, o paisagismo cuidou da decoração dos canteiros também da praça. Plantas sazonais (selórias) e perenes (íris gigante, mini moreiras), e mais de 300 azaléias vermelhas foram plantadas no local. 

Chafariz conta com sistema de abastecimento próprio

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Um dos destaques da nova praça é o chafariz com águas dançantes, e um detalhe é que ela conta com um sistema próprio de abastecimento de água que faz o bombeamento eletrônico, sendo que a água é tratada e reutilizada no mesmo local, não sendo necessário a utilização da rede normal de abastecimento da Semasa.