Integra o calendário oficial de eventos de Lages e a programação de aniversário dos 253 anos do município, comemorados em 2019, no dia 22 de novembro.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Divulgação

Os tradicionalistas estão contando os minutos para a realização da 13ª Cavalgada de Lages, promovida pelo Programa Oh de Casa e Grupos de Cavaleiros de Lages. A Cavalgada integra o calendário oficial de eventos de Lages e a programação de aniversário dos 253 anos do município (celebrados em 22 de novembro), e acontecerá neste sábado (9 de novembro), com saída às 8h30min, da igreja da localidade Entrada do Campo, dois quilômetros após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do distrito Índios - sentido litoral. Antes da saída será servido café da manhã no estilo campeiro às 7h e, no retorno, os cavaleiros serão recepcionados com almoço (por adesão) formado por churrasco e acompanhamentos. Para participar da Cavalgada é obrigatória a apresentação de exame de anemia infecciosa e Influenza dos animais. A prefeitura presta apoio institucional e de articulação à 13ª Cavalgada de Lages.

Estima-se a participação de 300 cavaleiros de Lages, de outros municípios da Serra e de outras partes de Santa Catarina no percurso de 20 quilômetros entre ida e volta. “As lidas campeiras e rurais são algumas das marcas da região serrana. A Cavalgada é um evento dos costumes e de raízes fortes, e que já entrou no gosto do público há mais de uma década. Está impregnado na cultura. A prefeitura apoia e bem receberá os visitantes e turistas para este evento que tanto se assemelha à vida da nossa Lages”, argumenta o prefeito Antonio Ceron.

O comércio ganha com o evento, pois são vendidas peças da indumentária gaúcha e produtos agropecuários, bem como o setor de transporte de animais também entra nesta onda econômica positiva. “A Cavalgada de Lages é um evento que integra a família lageana, valorizando o tradicionalismo e a história do município, além de proporcionar um movimento significativo na economia deste setor”, reconhece o executivo de Turismo, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho.