Está prevista a participação de 90 alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Marcio Proença / Divulgação

O Caic Nossa Senhora dos Prazeres, do bairro Santa Catarina, é a única unidade escolar pública da Serra Catarinense que conquistou o Selo da Unesco. Uma rede mundial com instituições educacionais em 180 países, que trabalham para colocar em prática a compreensão internacional, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade. A aluna Sheila Ribeiro Nunes, do 8° ano, foi selecionada para representar Lages e participar do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha Brasil, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro em São Paulo, capital.

Para este evento, foram convidados alunos das escolas associadas da Unesco, na faixa etária entre 12 e 15 anos. Está prevista a participação de 90 alunos de escolas públicas e privadas de todo o país e seus respectivos professores acompanhantes.

Segundo a diretora do Caic, Neucimar Barbosa Souza, a aluna foi escolhida para representar a instituição por seu exemplar currículo dentro da escola. “Ela sempre foi muito estudiosa e dedicada. Será uma experiência de vida única para ela e estamos muito orgulhosos”, afirma.

Órfã de pai e de origem humilde, esta será a primeira vez que Sheila, de 14 anos, viajará de avião. Apesar da timidez, ela não esconde a felicidade. “Estamos contando pra família inteira e todos estão torcendo por mim. Aqui na escola também estamos na expectativa para essa viagem dos sonhos”, conta.

O tema do Fórum será “Patrimônio Cultural Imaterial e Identidade” e, a partir deste será trabalhado outros subtemas. O principal objetivo do evento é sensibilizar os jovens sobre a importância do patrimônio e de sua participação na conservação e difusão; promover por meio do conhecimento do patrimônio o respeito, a admiração e a solidariedade entre as culturas; empoderar jovens para serem atores de transformação, entre outros.

A sede oficial do Fórum será o Colégio Hispano-Brasileiro Miguel de Cervantes. Algumas atividades da programação serão realizadas no Museu Afro Brasil de São Paulo, além de oficinas, mostra audiovisual, degustação de comidas típicas dos países, espetáculos de arte e música e atividades lúdicas e recreativas.