O evento “Panc: Novos Rumos na Alimentação” ocorre em novembro e é uma promoção do CAV da Udesc Lages em parceria com o Programa Mesa Brasil, do SESC, e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Por TALITA ROSA da ASCOM UDESC LAGES,
Lages/SC

📷 Evento visa popularizar potenciais gastronômicos, nutritivos e ambientais das Panc.
(Divulgação)

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá em novembro, o evento "Panc: Novos Rumos na Alimentação", em parceria com o Programa Mesa Brasil, do Sesc, e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).


O objetivo é difundir e popularizar os potenciais gastronômicos, nutritivos e ambientais das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). A iniciativa é do programa de extensão da Udesc Lages "A botânica na Serra Catarinense: conhecimento e valorização", coordenado pela professora Roseli Bortoluzzi.

Também estão envolvidos os programas de extensão Amigos da Terra, coordenado pelo professor Álvaro Mafra; Educação Ambiental e Agroecologia - Formação e Capacitação de Recursos Humanos, coordenado pela professora Mari Inês Boff; e Solos de Santa Catarina: Ações para sua Preservação, coordenado pelo professor Jackson Adriano Albuquerque.

A programação está dividida em cinco módulos, de 5 a 8 de novembro, que serão ministrados por especialistas no assunto: a nutricionista e mestre em Fitotecnia, Irany Arteche; o biólogo Valdely Kinupp, autor de um livro sobre o tema; e o engenheiro agrônomo Nuno Madeira.

Os módulos são independentes e serão voltados para diferentes públicos. A comunidade acadêmica da Udesc Lages poderá participar de atividades gratuitas nos dias 6 e 8 de novembro.

Programação com inscrições abertas

No dia 6, será realizado o módulo "Panc Acadêmico", com opção de participação em dois horários: às 8h ou às 13h30. A atividade acontecerá no campus do Ifsc e será ministrada pela nutricionista Irany Arteche. As inscrições devem ser feitas neste link, até 31 de outubro. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada turno.

Em 8 de novembro, ocorrerá um ciclo de palestras gratuitas, abertas à comunidade acadêmica e público externo. Elas acontecerão a partir das 8h30, no Auditório Pinhão, no prédio da Engenharia Florestal da Udesc Lages. Serão oferecidas 120 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link, até 31 de outubro.

Para participação nestes eventos, é solicitado ao público a doação de um quilo de arroz ou feijão.

Atividades com público específico

Parte das atividades do evento serão voltadas para públicos pré-estabelecidos. Em 5 de novembro, o módulo será exclusivo para cozinheiras de merenda escolar e de instituições parceiras do Mesa Brasil. Em 7 de novembro, o módulo Produção de Hortaliças Panc será voltado para agricultores familiares e técnicos.

Na programação paralela, está incluída uma roda de conversa para 50 convidados, com o tema "Panc em Evidência". A atividade é voltada para imprensa, secretarias municipais, setores de nutrição e gastronomia e ocorrerá em 7 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Vidal Ramos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail panclages@gmail.com.