O objetivo é atingir 100%, do recadastramento.

Por MARCIO PROENÇA, especial para a ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Arquivo / ASCOM PML

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente alerta a comunidade que o recadastramento de jazigos e sepultados nos cemitérios municipais está em andamento. No Cemitério Cruz das Almas o processo iniciou no dia 1º de outubro e irá se estender até o final de dezembro.

Os cessionários e responsáveis pelos jazigos e gavetas, devem comparecer no setor administrativo do cemitério, localizado na avenida Marechal Floriano, bairro Santa Rita, das 08h às 12h às e das 14h às 18h, munidos dos seguintes documentos originais:

-Título de concessão perpétua;
-Certidão de Óbito dos sepultados;
-Autorização, procuração para os responsáveis de zelo, conservação e uso dos jazigos, bem como, na ausência do cessionário, esse documento possibilita que seus responsáveis efetuem o devido recadastramento. O documento que será digitalizado e anexado ao sistema do cemitério, deverá estar reconhecido em cartório.

Os dados de endereço e telefones de contato serão atualizados no momento do recadastramento. “Não existe a necessidade de apresentarem cópias dos documentos, pois a atualização dos dados será feita na presença do próprio cessionário ou responsável”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues.

As sepulturas que não possuírem documentação necessária como: título de concessão perpétua (escritura) e autorização de zelo e conservação são solicitadas ao familiar que realize o requerimento, para que após a posse da referida documentação, faça o recadastramento.

A proposta é atingir os 100% de recadastramento das sepulturas existentes nos cemitérios sob responsabilidade do município. “A tarefa é árdua e requer a conscientização de que é importante manter em dia essas atualizações. Assim, teremos exatidão dos mesmos e ofereceremos um serviço de qualidade, desde a localização de um jazigo, onde está sepultado um ente querido, como a prestação de informações detalhadas sobre o jazigo ou gaveta em questão”,  destaca o secretário.

Cemitério da Penha

No Cemitério Municipal da Penha, até o dia 4 de outubro, o recadastramento atingiu um índice de 85% dos dados. Como o objetivo é de atingir os 100%, a ideia é a aproveitar o movimento do período de Finados nos cemitérios para quem ainda não fez seu recadastramento. Os interessados poderão comparecer munidos dos documentos diretamente na Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, localizada na rua Geminiano Cordeiro, 202, bairro Coral, no horário das 13h às 18h, no setor de Cemitérios. Mais informações no telefone: 3019 7472.