Estreitamento de pista na ponte do cruzamento sinaliza aos motoristas para que diminuam a velocidade no movimentado local.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Iran Rosa de Moraes / ASCOM PML

Para garantir maior segurança para motoristas e pedestres que diuturnamente passam pelo cruzamento da rua Frei Gabriel com a avenida Belizário Ramos (Carahá), a Diretran está melhorando a sinalização horizontal e vertical de trânsito naquela movimentada travessia urbana.

O diretor do departamento de engenharia e sinalização de trânsito, Sérgio Todeschini, explica o que está sendo feito no citado local: “As faixas pintadas sobre as laterais das pistas de rolamento sobre a ponte do rio Carahá, no cruzamento da Frei Gabriel com a Belizário Ramos, tem o efeito visual e sensação de estreitamento de pista e além disso, os sinais de “PARE” sobre o asfalto e nas placas verticais, alertam os motoristas para diminuírem velocidade”.

Segundo explica Todeschini, estas melhorias fazem parte do conjunto de melhorias necessárias, tendo em vista a retirada do semáforo (sinaleira) daquele cruzamento. E, muito embora, a sinalização indique que a preferencial é a rua Frei Gabriel, o estreitamento de pista sobre a ponte visa sobretudo chamar a atenção dos motoristas para a passagem de pedestres pelo local.

A Diretran também está implantando na lateral da avenida Belizário Ramos faixa de ciclovia (desde a ponte do citado cruzamento até a ponte do cruzamento com a avenida Dom Pedro II). Esta faixa de ciclovia irá se interligar com a faixa já existente no trecho que se estende da ponte da Frei Gabriel até o ponto do cruzamento com a avenida Presidente Vargas. Dali em diante esta ciclovia dará acesso a faixa central de ciclovia existente na avenida Duque de Caxias. “Estamos melhorando, de forma planejada e técnica, a mobilidade urbana. São ações que modernizam o trânsito e trazem mais segurança para pedestres e motoristas”, comenta o prefeito Antonio Ceron.