Programação iniciou no último dia 3 e segue até este sábado (12), feriado nacional, com a tradicional festa em honra à Santa.

Lages/SC

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Uma dos mais tradicionais eventos religiosos de Lages é o da festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que ocorre todos os anos – há quase 50 anos – na paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, no bairro Vila Nova, na zona Sul de Lages.


A programação iniciou no último dia 3 com a realização de novenas e segue até esta sexta-feira (11) com a coroação. No sábado, dia 12, feriado nacional em honra a padroeira contará com atividades festivas e inicia às 06h com a Alvorada Festiva e segue até o início da noite.

Milhares de pessoas são aguardadas ao longo de toda a programação, especialmente no sábado, já que haverá a realização e venda de churrasco e ainda a tarde festejos populares. Neste ano, haverá a participação de padres de outras paróquias da Diocese de Lages e dos bispos de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang; de Caçador, Dom Severino Clasen; e o de Joaçaba, Dom Mario Marquez.

História da Padroeira

Em 1717, pescadores que estavam no Rio Paraíba encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Pouco mais de 200 anos, mais precisamente em 1930, ela foi considerada pelo Papa Pio XI como padroeira do Brasil e somente 50 anos depois é que a data de 12 de outubro foi oficialmente como feriado nacional de devoção a padroeira.

Todos os anos, milhares de fiéis se deslocam especialmente para Aparecida, no interior de São Paulo onde se encontra a imagem original da padroeira e onde fica localizada a basílica em homenagem à Santa.