O ato solene ocorreu no último dia 4 de outubro, no plenário Nereu Ramos.

Por CÂMARA DE LAGES,
Lages/SC

📷 Nilton Wolff / Divulgação

Em ato solene promovido no dia 4 de outubro, no plenário Nereu Ramos do Legislativo Municipal, o músico lageano Adriano Posai recebeu Diploma de Honra ao Mérito em cumprimento ao disposto no Decreto 017, de 1º de outubro de 2019.  

Por iniciativa do vereador Bruno Hartmann (PSDB), o músico recebeu a honraria em reconhecimento aos15 anos dedicados à música nativista. “O Diploma de Honra ao Mérito, mais que reconhecer esse artista publicamente, representa também um agradecimento e o orgulho de Lages por contar com pessoas tão dedicadas e brilhantes em suas áreas de atuação”, elogiou o proponente.

Bastante emocionado, Posai agradeceu a homenagem e atribui todo o sucesso conquistado à sua família, sempre presente em sua carreira. “De todos esses 15 anos, eles não aconteceriam se não fosse a minha esposa Joseane, as minhas filhas Ana Maria e Maria Flor me darem esse suporte. A base de tudo está alicerçado no maior sentimento, que é o amor”, e completou: “Um povo sem cultura é um povo sem identidade. [...] Enquanto  o criador maior me permitir eu vou sempre cantar à minha gente, no meu chão, de onde nasci. Muito obrigado”.

Na carreira musical, o homenageado participou de diversos festivais de música nativista do sul do Brasil, entre os quais a Sapecada da Canção Nativa, realizada anualmente em meio à Festa Nacional do Pinhão. Neste festival, no ano de 2008, subiu ao palco junto de sua filha, que tinha seis anos à época.

Fundador do grupo nativista Pátria Sulina, possui cinco discos gravados: “Com a Força Livre do Sul”, “Campanha” e “Por Isso Canto, Senhores”, com o referido grupo; o álbum “Santo de Casa”, em parceria com a compositora lageana Vera Martins; e o solo “Livre”. O álbum “Campanha” foi indicado ao prêmio de “Melhor Álbum Regional” no Grammy da Música Latina no ano de 2008.