Lages já tem data para virar marca
No dia 21 de novembro,
dentro das atividades do aniversário de 253 anos de Lages será entregue a
segunda etapa, e fase final, do Criaticidade, projeto que gerou no último
semestre um movimento em busca de uma marca de valor para a cidade e região.
Por KALYTA CAMARGO
e GIULIANA KORZENOWSKI
da ORGANICA
COMUNICAÇÃO, MARKETING e NETWORK,
Florianópolis/SC
📷 Maurício Santos / LD Comunicação |
Caminhando a passos
largos para um futuro planejado, a cidade de Lages, atualmente a 8ª economia de
Santa Catarina, vai receber de presente dia 21 de novembro (dentro das
celebrações do aniversário de 253 anos, celebrado dia 22 de novembro), a etapa
conclusiva do projeto Criaticidade, um marco não só para o município, como para
Santa Catarina, que terá sua primeira cidade elevada a marca de propósito. A
Glóbulo, empresa de Florianópolis que há 14 anos ressignifica marcas, aceitou o
desafio de, pela primeira vez, ressignificar a imagem de uma cidade
considerando seus recursos naturais e humanos. “De forma resumida, serão
entregues como conclusão do trabalho um direcionamento estratégico para os
eixos econômicos, a marca da cidade em si e suas aplicações e um propósito para
a cidade”, explica Diogo Machado sócio da Globulo, que encabeçou o projeto, que
conclui: “Lages e região tem potenciais expressivos no Planalto Catarinense,
nas mais diversas áreas, capacidades adormecidas que a Glóbulo veio evidenciar
em parceria fundamental com a iniciativa pública e privada”.
O Criaticidade, que é
100% patrocinado pela iniciativa privada, começou com o levantamento de um
diagnóstico da região através de 500 entrevistas, o que resultou num relatório
entregue em julho passado ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento
Municipal de Lages, PEDEM - que envolve poder público e iniciativa
privada, abordando a realidade dos mais diversos setores sociais e econômicos.
Mais de 2000 pessoas de frentes multidisciplinares nos seis
eixos de desenvolvimento econômicos locais, a Cadeia da Madeira, Inova Serra SC
(eixo de TI), Turismo e Comércio, EletroMetalMecânico, Agroalimentar e Saúde
tiveram participação direta ou indireta no processo. Sobre a interatividade que
o movimento gerou nas diversas esferas do município, o vice-prefeito da cidade,
Julian Polese, afirma: “o Criaticidade é um dos movimentos mais importantes que
estão acontecendo em Lages. Neste projeto, todos são protagonistas da mudança
planejada que todos querem para o município e região. Todos podem participar do
movimento. As opiniões e ideias de diversas pessoas e segmentos da sociedade
permitem a construção de novos projetos e a consolidação de resultados que irão
melhorar a vida de todos os lageanos”, e reforça a importância do envolvimento,
“devemos ser proativos para que o Criaticidade realmente aconteça”.
Entre os dados relevantes
do diagnóstico da primeira etapa do Criaticidade, percebeu-se, por exemplo,
que Lages teve nos últimos 18 anos um crescimento populacional
de apenas 0,03% e, apesar de uma economia forte, a cidade fica entre
as cidades com maior nível de desigualdade social do estado. Por isso,
entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas, também estão na linha de frente
do Criaticidade e seu presidente, Marcos Gentil Tortelli Filho, afirma: “Para a
CDL Lages o movimento tem como papel principal unir forças. São entidades e
pessoas físicas trabalhando juntos por um mesmo propósito, buscar uma economia
mais forte, novos investimentos e a ressignificação de Lages. A expectativa da
segunda fase, é que com o diagnóstico em mãos, possamos desenvolver ações
práticas, para o desenvolvimento econômico da cidade, em cooperação com toda a
comunidade”. Opinião que converge com a Associação Empresarial de Lages, a
ACIL, já que para seu presidente, Sadi Montemezzo: “O trabalho desenvolvido
através do projeto Criaticidade vem de encontro ao que a ACIL sempre trabalhou,
realizar ações que contribuam para o desenvolvimento econômico da Serra
Catarinense. Agora é hora de unir forças e todos trabalharem juntos e
comprometidos para dar continuidade a esse trabalho, só assim conseguiremos
fortalecer a nossa economia e atrair novos investimentos o que irá refletir
diretamente no desempenho da força econômica do município e da região”.
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📷 Diogo Machado, da Glóbulo. (Foto: Divulgação) |
E como futuro, inovação e
tecnologia convergem, outro agente importante neste processo tem sido o Orion
Parque Tecnológico, e segundo Claiton Camargo, Diretor Executivo do Orion “a
segunda fase do Criaticidade é muito importante, porque realmente a gente vai
conseguir ter uma visão diferenciada de Lages, com o norte definido, e não
apenas um monte de metas e planos sem um propósito. A partir desse deste
propósito nós poderemos, realmente, traçar um alinhamento e um futuro pro plano
de desenvolvimento econômico da nossa cidade”. Sobre todo o processo em si do
movimento, Claiton ainda acredita na importância da série de fatores levantados
que são extremamente e poderão alinhas estratégia de ação e a expectativa das
lideranças da cidade. Opinião que também é abraçada por entidades mais
tradicionais, como o SEBRAE, pois segundo Altenir Agostini, gerente regional do
SEBRAE na Serra Catarinense: “A fase dois do Criaticidade está carregada de
expectativas, pois a definição de propósito comum irá levar à convergência de
esforços dos diversos atores. A partir desse marco, acredito que teremos a
oportunidade de ver as coisas acontecerem com maior velocidade, as
transformações necessárias começarão a se concretizar”.
Patrocinado pelas
empresas Klabin, NDD, Banco da Família, Expert Engenharia, Flex, Transul,
Engie, CJ Automotiva, Voskko, Posto Guarujá e Serrana Engenharia, e com total
apoio da Prefeitura de Lages e demais entidades públicas, o Criaticidade vai
ser apresentado pela Glóbulo dia 21 de novembro em evento no Teatro Marajoara,
e disponibilizado publicamente através de um portal onde todos terão acesso
para pesquisa.
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