De acordo com Deborah Caroline Weege Bastos, muitas pesquisas apontam os motivos pelos quais o cliente não volta ao estabelecimento e um deles é por causa do atendimento.

Lages/SC

📷 Catarinas Comunicação / Divulgação

Você entra em uma loja e já sabe o produto que quer comprar, mas está apenas fazendo orçamento. Porém, ao receber um atendimento personalizado, com cordialidade, qualidade e agilidade, escolhe adquirir o produto nessa loja. Essa experiência positiva e personalizada, que proporciona a satisfação dos clientes, gerando resultados positivos às empresas, é um dos objetivos de percepção do Workshop Pratique Atendimento realizado pelo Sebrae, em Lages.

De acordo com a consultora para o Sebrae, Deborah Caroline Weege Bastos, muitas pesquisas apontam os motivos pelos quais o cliente não volta ao estabelecimento e um deles é por causa do atendimento. “Se fôssemos apontar as causas pelas quais as empresas perdem clientes hoje, investir no atendimento seria uma aposta certeira”. Segundo ela, não é difícil ter empresas oferecendo os mesmos produtos. Assim, é necessário, cada vez mais, fidelizar os clientes. 

Uma grande maneira para que isso aconteça, tem muito a ver com a qualidade da relação e do vínculo que se estabelece. “O empresário muitas vezes acredita que por não ter condições financeiras de investir nessa área, não irá conseguir. Porém, com atitudes simples, com atenção, com sensibilidade maior e se colocando no lugar do cliente, ele irá conseguir resultados significativos”, explica.

No Workshop Pratique Atendimento, os integrantes atuam na prática para refletir a importância do papel de cada um e o impacto das tomadas de decisão na cultura de atendimento da empresa. Fabiana Moraes Jombra, é proprietária do ramo da moda há sete anos. Durante esses anos, ela observou que não basta apenas ter produtos diferenciados dentro de sua loja, mas é necessário também atender o cliente de maneira personalizada. Ela identificou que o cliente gosta de se sentir especial. Formada em Moda e cursando Administração, Fabiana busca atualização constante, pois sabe que sua loja depende do cliente e para isso, precisa saber sempre as melhores forma para atender bem.

Maristel Ribeiro Freitas é promotora e trabalha em seis lojas atendendo aos compradores dos produtos e clientes que estão nos estabelecimentos, porém, sua rotina nem sempre foi assim. Depois de trabalhar alguns anos em um local fechado, ela comenta que, apesar de formada em Administração, precisa se qualificar no atendimento ao cliente, pois, eles são as pessoas fundamentais. Maristel relata que sempre pensa em como gostaria de ser atendida para poder atender aos outros, assim, tem a certeza de que está fazendo o certo.
As duas destacam que buscaram no Sebrae a qualificação que precisam para se atualizar e oportunizar o diferencial aos clientes.