Evento busca estimular a criatividade dos jovens estudantes e, para isso, propõe que em 24 horas os participantes apresentem soluções inovadoras para serem aplicadas na indústria brasileira.

Por LD*,
Lages/SC

📷 Divulgação
Começa nesta segunda-feira (7) e segue até amanhã, terça-feira (8), no Senai em Lages, o Grand Prix Senai de Inovação, evento que propõe e estimula os jovens estudantes participantes do evento a apresentarem soluções inovadoras, em 24 horas, para serem aplicadas na indústria brasileira.

A abertura oficial ocorre às 15h desta segunda-feira e segue até às 15h desta terça-feira. Os participantes serão divididos em cinco grupos com seis integrantes cada grupo, e estes grupos terão 24 horas para desenvolver projetos visando solucionar problemas reais de empresas convidadas e para isso contarão com o auxílio de profissionais especializados para o desenvolvimento das criações.

A professora de informática do Senai e organizadora do Grand Prix no Senai, em Lages, Stephany Caroline de Jesus Souza, explica como serão avaliados os participantes. “Após a criação e embasamento de ideias, cada equipe deverá apresentar o protótipo de seu projeto a uma banca avaliadora formada por representantes das indústrias e convidados especialistas em inovação. A partir dos critérios pré-estabelecidos chegaremos a equipe que melhor desenvolveu os projetos”, destaca.  

Premiação

Os três primeiros lugares da competição ganharão troféus e uma viagem para conhecer a Associação Catarinense de Tecnologia – Acate, em Florianópolis. Todos os participantes receberão certificado de reconhecimento das indústrias.

Outras atrações

Além da maratona de 24 horas, o Grand Prix também contará com eventos paralelos. Nesta segunda-feira, 7, a partir das 19h, ocorre o Painel de Inovação. A programação conta com minipalestras e apresentações de Cases de sucesso, como: o do Orion Parque, Sesi Inovação e da empresa Ekomposit.

Já na terça-feira, 8, os visitantes poderão conhecer o Smart Car, carros e um robôs controlados pela internet das coisas, por meio de smartphones, o Experiencie 360º que utiliza realidade virtual com óculos VR e também, o espaço cultural Sesi/Senai, com atividades de música, arte e experiências didáticas físico-químicas. Ainda, um cenário instagramável para fotos 3D, que podem posteriormente serem postadas na rede social Instagram.

A programação encerrará às 17h30 desta terça-feira, com a premiação dos vencedores.

*Com informações de Catarinas Comunicação.