Rajadas de vento acompanhados de trovoadas fizeram muitos lageanos acordar em plena madrugada por conta da forte chuva.

Por LD,
Lages/SC

📷 Defesa Civil de Lages / Divulgação


Muitos lageanos foram surpreendidos e acabaram sendo acordados pelo forte temporal que atingiu a cidade na madrugada desta quinta-feira, 31. O temporal veio acompanhado de rajadas de vento e trovoadas e durou cerca de 20 minutos. Porém, esses poucos minutos foram suficientes para assustar e provocar danos como destelhamentos de algumas casas, derrubada de árvores e galhos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o corte de uma árvore que caiu sobre a via na avenida Papa João XXIII no bairro Ipiranga, na região central de Lages. A Defesa Civil de Lages também se mobilizou e auxiliou moradores que tiveram suas casas danificadas, ao todo, 14, segundo levantamento feito pelo órgão. 

A Defesa Civil de Lages está em alerta e equipes estão de prontidão desde a madrugada atendendo aos chamados dos moradores através do telefone 199. A Defesa Civil estadual emitiu alerta momentos antes do temporal sobre deste ocorrer e atingir Lages durante a madrugada assim como outras cidades da Serra como Correia Pinto, São José do Cerrito, Painel, Ponte Alta e São Joaquim.

Em Bom Jardim da Serra e em Campo Belo do Sul foram registradas as maiores rajadas de vento com máximas que ultrapassaram os 80 km/h, segundo dados da Epagri/Ciram e INMET. 

Susto durante a madrugada

Nas redes sociais da Defesa Civil, muitos moradores de Lages comentaram na publicação sobre o alerta de temporal. “Esse vento foi assustador. Graças a Deus passou, forte no Santa Helena em Lages”, disse uma seguidora.

Outro seguidor comentou “Graças a Deus Lages passou, mas foi sério a ventania. Deus ajude outras cidades que chegue (sic) fraco”.

“Lages acalmou, mas foi assustador”, resumiu outra.

Os leitores também se manifestaram em nossas redes sociais, confira alguns relatos: 

As moradoras do bairro Vila Mariza, Vera Rodrigues e Letícia Francisco, relataram que houve muita chuva e ventos fortes o que ocasionou o interrupção do fornecimento de energia no bairro, sendo que somente às 05h é que ela foi restabelecida. 

Já a leitora Lourdes Conci Dornelas, moradora do bairro Sagrado Coração de Jesus relatou que houve muitos ventos e chuva forte, o mesmo relato de Marcia Matos de Lima, do bairro Guarujá. No bairro Ipiranga, a casa da leitora Lucimar Paes Goulart foi danificada pelos ventos fortes. 

O bairro Cidade Alta também teve ventos fortes acompanhado do temporal, informou a leitora Valeria Pereira através do nosso WhatsApp.