Os atletas que representam a ASDF, Adevips, APAE e Assesp competem nas modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, natação, tênis de mesa e xadrez.

Por IRAN ROSA DE MORAES* da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Robinson Spuldaro / Divulgação

Com o apoio da Prefeitura de Lages, através da Fundação de Esportes (FME), paratletas de Lages participam dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), disputado na cidade de Caçador até o próximo domingo (20 de outubro). Um total de 72 delegações se inscreveram para os Parajasc deste ano.

Os Parajasc iniciaram em 2005, em Chapecó, cidade que já sediou três vezes esta competição paradesportiva. Conforme a Fesporte, entre atletas e organizadores, participam diretamente desse evento 1.370 pessoas.

Os atletas que representam a ASDF, Adevips, APAE e Assesp competem nas modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, natação, tênis de mesa e xadrez.

Várias medalhas já foram conquistadas, como por exemplo, no atletismo. Um ouro no Arremesso de Disco com a paratleta Ana Mara. No Salto em Distância, Thainá Ramos Oliveira ficou com a medalha de bronze, enquanto que Alisson roberto de Lima também conquistou bronze na prova dos 100 metros T21.

Cão Guia

Um fato que chama a atenção, nos Parajasc, tem sido a presença de cães guias de deficientes visuais, como é o caso do paratleta blumenauense de xadrez, Sidnei Panvesck.

Sidnei jogava xadrez e o seu cão guia Braily o esperava tranquilamente deitado sob a mesa de competição. “Ganhei autonomia de vida, com a ajuda do Braily”, disse o paratleta. “Agora posso me locomover com mais tranquilidade e ir, por exemplo, ao mercado, farmácia e até aqui no Parajasc”, falou ele e encerrando a entrevista com risos de alegria e satisfação.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Asdef