Na pauta do encontro, a continuidade das tratativas para abertura e funcionamento da nova torre do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages.

Lages/SC

📷 Deise Ribeiro / Câmara Lages

Uma comitiva de vereadores de Lages esteve na manhã desta sexta-feira (25) em Florianópolis para uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. Na pauta do encontro, a continuidade das tratativas para abertura e funcionamento da nova torre do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages.

O secretário reafirmou aquilo que já havia comunicado na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, no mês passado, de que a nova estrutura deverá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2020. “Se tudo correr dentro do cronograma previsto e planejamento serão mais dez leitos de UTI e mais 46 leitos de internação”, disse Zeferino.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Vone Scheuermann(MDB), os edis Lucas Neves (Progressistas), Mauricio Batalha Machado (Cidadania), Osni Freitas (PDT), Pedro Figueredo (PSD) , a deputada federal Carmen Zanotto, o vice-prefeito Juliano Polese, representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Empresarial de Lages (Acil).

Mutirão de Cirurgias de Reconstrução da Mama

A comitiva esteve ainda no ato de lançamento do novo mutirão de cirurgias de reconstrução de mama, evento alusivo ao Outubro Rosa. A solenidade foi no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) e vai atender, por mês,10 mulheres que tiveram uma ou as duas mamas retiradas e/ou mutiladas em decorrência do câncer. A deputada federal Carmen Zanotto destinou uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão para a realização do mutirão.