O movimento chama as atenções para o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Evento marcado para as 16h.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
Lages/SC



Diversificadas ações tomam conta das agendas da campanha Outubro Rosa, movimento nacional pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Em Lages, uma caminhada será promovida nesta quinta-feira (17 de outubro), às 16h, pelo Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva, e a Diretoria de Trânsito (Diretran) orienta os motoristas para que tenham maior atenção durante o tráfego de veículos e realização do evento. Não haverá interdições de trânsito, contudo, os condutores devem reduzir a velocidade e estar cautelosos à movimentação dos participantes da caminhada.

O percurso começará com a saída na avenida Marechal Castelo Branco, em frente ao Cedup Renato Ramos da Silva, bairro Universitário, após, passagem pela avenida Dom Pedro II, rua Anastácio da Silva Mota, avenida Belizário Ramos (Carahá), rua Frei Gabriel e novamente pela avenida Marechal Castelo Branco, com finalização no Cedup.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca)/Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.