O cine teatro, com capacidade para 1.010 pessoas sentadas estava quase lotado. A entrada era gratuita.

Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Nilton Wolff / Divulgação


O Cine Teatro Marrocos foi palco de uma apresentação especial e única em Lages. Pela primeira vez na cidade, a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro apresentou o Concerto Primavera na Serra, na noite desta quinta-feira (24 de outubro). Esta foi uma promoção do 1º Batalhão Ferroviário com o apoio da Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL) e Arcoplex Cinemas e Poupex.

O cine teatro, com capacidade para 1.010 pessoas sentadas estava praticamente lotado. A entrada era gratuita. No palco o repertório passou por clássicos como o “Concert Prelude”; “Overture Die Fledemaus”; “Charles Chaplin Selection”, entre outros. “A família lageana fica feliz por esta noite de cultura pela primeira vez em nossa cidade, tão encantadora e com um povo maravilhoso. Quem tenhamos cada vez mais oportunidades como essa”, disse o prefeito Antonio Ceron.

O subcomandante do 1° Batalhão Ferroviário, Tenente Coronel Figueiredo, deu as boas vindas ao público, representando o comandante, Coronel Cleber Machado Arruda, que estava em viagem a Brasília. “Os músicos da banda se encantaram tanto com a cidade, que postergaram a partida por mais um dia”, conta.

📷 Nilton Wolff / Divulgação

Sobre a banda

Criada em 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército, General Gleuber Viera, a Banda Sinfônica está sediada na capital paulista e tem como plano de ação fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico-cultural com a sociedade brasileira, constituindo-se verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições.

A banda reúne um repertório específico para bandas sinfônicas e transcrições de obras de consagrados compositores da música erudita e popular, nacional e internacional, que abrangem os estilos Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico e Moderno, incluindo clássicos do jazz, da bossa nova, da valsa, do samba, da MPB e de temas de filmes.

Ao longo dos anos, apresentaram-se nas mais importantes salas de concertos do Brasil, recebeu renomados solistas nacionais e internacionais e diversos prêmios, destacando-se o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial de Cultura”, ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Atualmente a Banda Sinfônica é composta por 80 músicos militares, homens e mulheres selecionados entre instrumentistas de todo o território nacional.