Uma média diária de 80 a 90 notificações de trânsito tem sido registrada no perímetro urbano de Lages.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Divulgação
Durante trabalho de rotina, agentes de trânsito flagraram dois veículos de autoescolas circulando acima da velocidade permitida no perímetro urbano de Lages. Em um deles, um automóvel era dirigido a uma velocidade de 93 km/h. Em outro caso uma motocicleta circulava a 71 km/h. São exemplos de flagrantes feitos com utilização do radar móvel, equipamento manuseado pelos agentes em 25 diferentes pontos de trânsito, da cidade de Lages.

“A fiscalização com o radar móvel tem registrado uma média de 80 a 90 notificações por dia”, afirma Newton Silveira Júnior (Niltinho), diretor responsável pela Diretran, órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, da Prefeitura de Lages.

“Nosso trabalho vai muito além da fiscalização de trânsito, que é de extrema importância e necessária. Trabalhamos, por exemplo, intensivamente, com a Educação no Trânsito, com atividades na Pista Educativa da Escolinha de Trânsito para crianças e pré-adolescentes matriculados nas redes de ensino, além de palestras ministradas diretamente nas escolas (pela manhã, tarde e noite)”, destaca Niltinho.

Cursos de qualificação para agentes e gestores de trânsito também fazem parte do cronograma de atividades da Diretran. “No dia 28 de setembro, no Órion Parque, promovemos palestra com o especialista em Legislação de Trânsito, o major Julyver de Araujo, (PM-SP). Foi um dia muito especial de troca de experiências e de conhecimento (dinâmica de grupo), com participação de profissionais da Diretran e de órgãos públicos que atuam no setor de segurança no trânsito”, salienta Niltinho.

Currículo do palestrante: Julyver Modesto de Araújo, major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com atuação no policiamento de trânsito urbano desde 1996; Conselheiro do CETRAN/SP desde 2003; Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP; Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP; Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP; Coordenador de Cursos, Professor, Palestrante e Autor de livros e artigos sobre trânsito.