O espetáculo da florada das cerejeiras em São Joaquim


O nascimento das flores dura apenas alguns dias, tornando o espetáculo efêmero.

São Joaquim/SC

📷 ASCOM PMSJ / Divulgação

A primavera está chegando e com ela o espetáculo da florada das cerejeiras. A intensa coloração chama atenção, pois o florescer da cerejeira é um momento único, cultuado justamente por ser tão rápido. O nascimento das flores dura apenas alguns dias, tornando o espetáculo efêmero. 

A forte comunidade japonesa do município, organiza o belíssimo e tradicional “Hanami”, que consiste na realização de um piquenique embaixo das cerejeiras, como ato de contemplar e celebrar o momento da florada. No Japão, a flor da cerejeira significa a beleza feminina. Além disso, carrega outras simbologias específicas, pelo fato da florada ocorrer na passagem do inverno para a primavera, representa também o “renascimento”. Em outras culturas, representa a paixão, a entrega e o amor, mostrando-se, uma flor muito rica em todos os sentidos. 

Após a floração, inicia-se o processo de frutificação. Ao contrário da maioria das florações, o processo fisiológico, acontece no frio, com as temperaturas baixas e o período é relativamente curto. Uma planta única, cheia de especificidades e belezas singulares. A metáfora de associar a florada da cerejeira com a própria condição da vida é especial, pois como a florada que é rápida e precisa ser apreciada, assim é com a vida. 

📷 ASCOM PMSJ / Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’