29 instituições participaram do desfile cívico na avenida Duque de Caxias na manhã deste sábado (7).

Lages/SC

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Uma multidão acordou cedo na manhã deste sábado (7) e foi até a avenida Duque de Caxias, no Centro de Lages, para acompanhar o desfile cívico em homenagens aos 197 anos de Independência do Brasil. Ao todo, 29 instituições participaram do desfile, entre entidades da sociedade civil, instituições de ensino da rede municipal e estadual, além das forças de segurança.


Diversas autoridades se fizeram presente no palanque acompanhando o desfile como o prefeito de Lages, Antonio Ceron, e o seu vice, Juliano Polese, vereadores, e ainda comandantes da Polícia Militar, Bombeiros Militar e 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv).

Entidades abriram o desfile cívico

Por volta das 09h, a primeira instituição entrou na avenida Duque de Caxias. O Grupo de Escoteiros do Planalto formadas pela Heliodoro Muniz e o Escoteiros Lages. Na sequência veio os alunos do Colégio Militar Feliciano Nunes; APAE; Adevips; Secretaria de Saúde/Rotary; ASDF; Brigada Quadrangular e Leoas da Serra encerraram a parte das entidades e abriu caminho para a entrada das escolas municipais e estaduais.

Escolas fizeram a segunda parte do desfile

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

A EEB Frei Nicodemos, localizada no bairro Petrópolis, foi a primeira escola a realizar o desfile cívico deste sábado (7) e foi seguida pela EMEB Aline Giovana Schmidt/CEIM Irmã Dulce; EEB Armando Ramos de Carvalho; EEB Vidal Ramos; Cedup Industrial de Lages; EEB Ilza do Amaral de Oliveira; CAIC Nossa Senhora dos Prazeres; EEB Gal. José Pinto Sombra; EMEB Santa Helena; EEB Industrial de Lages; EMEB Professora Fausta Rath e o pelotão do Proerd encerrou o desfile das instituições de ensino.

Forças de segurança

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Um dos momentos mais aguardados do desfile cívico no 7 de setembro em Lages é sem dúvidas a das forças de segurança, tais como as polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, e claro, do Exército através do 1º Batalhão Ferroviário.

Quem abriu o desfile foi o Corpo de Bombeiros que desfilou com pelotões de salvamento em água e também o de combate à incêndio, além de equipes do SAMU. Um dos destaques foi a exibição do primeiro caminhão de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina com mais de 120 anos de sua fabricação.

Na sequência veio o desfile da Polícia Militar e uma das mais belas exibições para o público foi feita através do helicóptero Águia 04 da 5ª Cia de Aviação da Polícia Militar que fez literalmente levantar os cabelos da multidão ao passar bem baixinho e literalmente saudar as autoridades no palanque. Em solo, pelotões da Polícia Militar Ambiental (PMA); Canil K-9; Cavalaria, Rocam; PPT e Polícia Rodoviária Militar (PMRv).

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Apesar do show do Águia 04 que encantou o público, especialmente, as crianças que estavam na avenida Duque de Caxias, um dos desfiles mais aguardados é sem dúvidas o do Exército e o 1º Batalhão Ferroviário, porém, neste ano foi mais reduzido com menos maquinário e mais soldados desfilando, mas ainda assim, emocionou o público que acompanhou o desfile dos militares até o fim.

As polícias Federal e Civil; Defesa Civil e os Agentes de Trânsito foram os responsáveis por encerrar o desfile das forças de segurança.

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Motociclistas, ciclistas e cavaleiros encerram as homenagens

Era por volta de 12h50 quando as últimas instituições chegavam próximo ao palanque das autoridades na avenida Duque de Caxias, o grupo de motociclistas Cavalos de Aço; o grupo de ciclistas de Lages e os cavaleiros dos CTG’s de Lages ficaram responsáveis por encerrar as homenagens à Independência do Brasil na avenida Duque de Caxias em Lages.