A primeira sessão do Tribunal do Júri da comarca de Lages será nesta terça-feira (1º).

Por TAINA BORGES do NCI TJSC,
Lages/SC

📷 Taina Borges / NCI TJSC

No mês de outubro, o Tribunal do Júri da comarca de Lages tem pautadas quatro sessões, sempre nas terças-feiras, a partir das 10h. O Conselho de Sentença irá julgar casos em que houve dois homicídios e três tentativas de homicídios. Nesta primeira, marcada para o dia 1, o réu, reincidente em crime doloso, é acusado de tentar matar um homem a tiros. Eles teriam se desentendido por conta de um não pagamento de dívida pela aquisição de drogas no comércio ilícito.

A tentativa de homicídio, qualificada pelo motivo torpe e recurso que dificultou a defesa do ofendido, ocorreu em 2017, no bairro Maria Luiza. Na denúncia feita pelo Ministério Público, o réu possuía ilegalmente a arma usada no crime. Ele também responderá por isso. A vítima não morreu porque conseguiu fugir e recebeu atendimento médico.

No júri popular do dia 8 de outubro, cinco pessoas são acusadas de tentar matar, em 27 de janeiro de 2016, e matar, no dia 7 de fevereiro do mesmo ano, um homem por vingança. Ele teria furtado uma televisão de um dos réus e desobedecido as regras de uma organização criminosa.  

Outro homicídio relacionado à organização criminosa será julgado na sessão do 15 de outubro. Neste caso, envolvendo seis réus. Eles são acusados pela morte um homem a tijolada e paulada, em 2016, no Morro Grande. A vítima se autodenominava integrante de facção rival.

Em 22 de outubro, três homens irão a júri popular por tentativa de homicídio. Atualmente, estão em liberdade.  Todas as sessões, presididas pelo juiz Geraldo Corrêa Bastos, são abertas para quem quiser acompanhar os trabalhos.