Serão selecionados 30 voluntários, através de entrevista e análise de currículo realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Arquivo / ASCOM PML

Com objetivo de capacitar e organizar a sociedade civil para atuação em ações preventivas relacionadas à minimização dos riscos de desastres e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas, a Defesa Civil de Lages promoverá um curso de capacitação de voluntários. As inscrições poderão ser feitas do dia 18 de setembro até o dia 4 de outubro, diretamente na Defesa, localizada no piso superior do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera. Informações nos telefones (49) 3221 1077 / 3221 1079.

Serão selecionados 30 voluntários, através de entrevista e análise de currículo realizada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC. Após esse processo, passarão por capacitação ofertada pela Defesa Civil de Lages, que será realizada na sede de campo do Clube Princesa.

A capacitação será dividida em duas etapas; a primeira teórica, com carga horária de 4 horas, e a segunda prática. Serão abordados temas como noções básicas de Defesa Civil; história da Defesa Civil no Brasil; serviços da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages; primeiros socorros, percepção de riscos e gestão do risco e gestão do desastre.

Durante as aulas práticas, com carga horária de 16 horas, os candidatos contemplarão tópicos como o auxílio em resgate de embarcação; primeiros socorros; atendimento de emergência, e noções de montagem de abrigo temporário; áreas de risco com movimentação de massa; isolamento de área de risco, manuseio de equipamentos, entre outros.

O curso acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, com pernoite. No local haverá alimentação e uma ambulância com técnico capacitado para caso de acidentes. Finalizada a etapa de capacitação, o voluntário que for considerado apto ao serviço, receberá um certificado, ratificando seu compromisso. Após a entrega dos certificados, se for de seu interesse, o voluntário poderá prestar um serviço para a Defesa Civil ao mês, com carga horária de 8 horas, podendo receber declaração de horas complementares junto a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.