Após quatro meses da morte do cão Barney durante uma operação no Sul do Estado, o soldado Luciano Rangel conta com um novo parceiro.
                                                                                               
Por LD,
Lages/SC

📷 Corpo de Bombeiros de Santa Catarina / Divulgação

Após quatro meses da morte repentina e traumática do cão-bombeiro Barney, o soldado Luciano Rangel, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), em Lages, na Serra Catarinense, ganhou um novo companheiro no trabalho e também na vida: o cão Orion, um filhote de labrador que será treinado para atuação em ocorrências de busca e resgate.

Entre quatro cães, Orion, foi o escolhido. Nascido em Jundiaí, no interior de São Paulo, o cão passou por diversos testes de saúde antes de chegar a Santa Catarina.

Há quatro meses, Barney, acabou morrendo afogado durante buscas de desaparecimento de uma vítima em um rio na cidade de Içara, no Sul do Estado, o que gerou grande comoção não apenas na corporação, mas também em Lages. Barney auxiliou nas buscas de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.

No último dia 3, o soldado Rangel escolheu o Orion após ficar dois dias no canil onde ele estava em Jundiaí para realizar os testes específicos para a seleção, que começa com a avaliação dos pais do animal. “Me chamou a atenção o comportamento extremamente dócil do pai, muito próximo e que gosta de estar entre as pessoas”, aponta o soldado.

Outros fatores que também chamaram a atenção do soldado Luciano Rangel foram a forma como ele respondeu a outros testes como o de temperamento, habilidades e interação. “O Orion foi colocado em um ambiente desconhecido e respondeu muito bem a todos os estímulos. Ele gosta muito de brincar, é bastante curioso, um cão colaborativo, mas também independente”, completa.

A partir de agora, Orion passa a morar na casa do soldado e terá um treinamento intensivo até completar 18 meses, idade em que poderá ser submetido à primeira certificação para atuar como cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O Orion fez sua primeira aparição pública em Lages durante o desfile cívico deste sábado (7) na avenida Duque de Caxias nos braços do seu tutor, o soldado Luciano Rangel.

📷 Soldado Luciano Rangel e o cão Orion desfilam na avenida Duque de Caxias durante as homenagens aos 197 anos de Independência do Brasil. (Foto: Nilton Wolff / Diário Lageano).