Ao todo serão 29 instituições que irão demonstrar o amor à pátria no desfile que ocorre neste sábado (7), a partir das 09h, na Av. Duque de Caxias.

Por LD,
Lages/SC

📷 Arquivo / LD Comunicação

Todos os anos, milhares de pessoas acordam cedo em pleno feriado de Dia da Independência, dia 7 de setembro e que neste ano cai em um sábado para acompanhar o principal desfile cívico da Semana da Pátria que ocorre na avenida Duque de Caxias, no Centro de Lages, na Serra Catarinense.


Neste ano serão 29 instituições participantes que irão desfilar e demonstrar o patriotismo e o civismo ao longo de boa parte da extensão da avenida Duque de Caxias, a partir da Praça da Bandeira no entroncamento com a avenida Presidente Vargas e rua Correia Pinto até o antigo bar Café Pinhão.

O desfile irá contar com a participação de instituições sociais, instituições de ensino da rede municipal e estadual, grupo de escoteiros, motociclistas, mas sem dúvidas, o mais aguardado deve ser o desfile das forças armadas com Polícia Militar, Bombeiros Militar, e o 1º Batalhão Ferroviário de Lages (1º BFv).

Confira a ordem do desfile:

1.   Grupo Escoteiro do Planalto
2.   Colégio Militar
3.   APAE
4.   Adevips / Associação de Deficientes Visuais / Lions
5.   Secretaria da Saúde / Rotary
6.   Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF)
7.   Brigada Quadrangular
8.   Leoas da Serra
9.   EEB Frei Nicodemos
10.   EMEB CAIC Aline Giovana Schmidt
11.   EEB Armando Ramos de Carvalho
12.  EEB Vidal Ramos
13. Cedup Industrial de Lages
14. EEB Ilza do Amaral
15. EMEB CAIC Nossa Senhora dos Prazeres
16. EEB Gen. José Pinto Sombra
17. EMEB Santa Helena
18. EEB Industrial de Lages
19. EMEB Professora Fausta Rath
20. Proerd
21. Corpo de Bombeiros
22. Polícia Militar
23. 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv)
24. Polícia Federal
25. Polícia Civil
26. Defesa Civil
27. Diretran
28. Cavalos de Aço (Motociclistas)
29. Associação Serrana de Ciclistas

Mudanças no trânsito

O desfile cívico na Avenida Duque de Caxias está previsto para iniciar às 09h (horário de Brasília), mas já haverá alterações no trânsito, a partir das 06h com o tráfego na Duque de Caxias interrompido nos dois sentidos, a partir da esquina com a rua América do Sul, no bairro Frei Rogério, assim como o trânsito ficará interditado na Avenida Presidente Vargas, a partir da esquina com a rua Frei Rogério no sentido ao Centro.

Outra via que estará interditada é a avenida Belizário Ramos (Carahá), a partir do semáforo da ponte da rua Fausto de Souza no sentido Centro/Habitação. Já no sentido contrário, a interdição começa no cruzamento com a avenida Presidente Vargas.

Em todos esses pontos, haverá sinalização e agentes de trânsito estarão no local fazendo a orientação dos motoristas.

Transporte coletivo

Como algumas linhas do transporte coletivo utilizam essas vias para se deslocar aos bairros ou retornarem ao Centro, haverá mudanças também no trajeto dos coletivos. As linhas Parque Conte, Parque São Judas, Vila Mariza, Penha, Popular, Habitação, Guarujá via Campos Salles, e Guarujá via Coral irão utilizar uma rota alternativa passando por algumas ruas dentro do Centro de Lages e saindo na avenida Belizário Ramos na ponte próximo à APAE e retornando sentido ao Centro até chegar ao cruzamento da avenida Presidente Vargas e assim retornando ao trajeto normal. Já na volta ao Centro, os ônibus seguirão pela Presidente Vargas e acessarão a rua Frei Rogério sentido Centro até a esquina com a rua Coronel Córdova e assim seguindo até chegar ao Terminal Urbano.

Já a linha Cidade Alta via BR-282 segue pela rua Fausto de Souza em direção ao bairro Morro do Posto e segue pelo bairro Frei Rogério até a marginal da BR-282 onde retorna ao trajeto normal.

As mudanças irão valer até o início da tarde, horário previsto para o término do desfile cívico e assim as vias deverão ser liberadas ao tráfego de veículos normalmente.