Cadeiras de rodas foram colocadas em vagas comuns como forma de conscientizar e ao mesmo tempo protestar contra motoristas que ocupam indevidamente vagas exclusivas para deficientes físicos e idosos. 

Lages/SC

📷 Marcelo Pakinha / ASCOM PML

A Diretoria de Trânsito (Diretran) com a Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF) promoveram nesta terça-feira (24), penúltimo dia da Semana Nacional do Trânsito, uma ação visando alertar, conscientizar e, de certo modo, protestar sobre a utilização indevida, por parte de alguns maus motoristas, de vagas de estacionamento destinadas aos deficientes físicos e idosos.


A ação foi simples, porém, bastante pertinente e foi a de utilizar cadeiras de rodas e colocá-las em vagas comuns em frente a uma loja de departamentos localizada na rua Correia Pinto, no Centro de Lages e nestas cadeiras estavam algumas desculpas utilizadas por alguns motoristas quando desrespeitam e se utilizam da vaga dedicada aos deficientes e idosos, tais como: “Só fui ao banco”, “É só um minutinho”, “não vi a placa”, entre outras.

Durante a ação, agentes de trânsito e associados da ASDF entregaram panfletos com orientações aos motoristas sobre a importância de não utilizar estas vagas se não são suas por direito.

Em Lages, do total de vagas de estacionamento existentes no perímetro urbano, 5% destas são destinadas exclusivamente para deficientes físicos e/ou idosos. Mesmo assim, não são poucas as vezes em que estas vagas exclusivas são ocupadas por motoristas que não se enquadram em nenhuma das características para utilizar esta vaga.