A UBS conta com duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) completas, formada por 23 servidores à disposição de quase dez mil moradores de cinco bairros e loteamentos.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Divulgação

Diariamente são atendidas, em média, 150 pessoas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Mônica. Possui 20 funcionários: médico, dentista e auxiliar, enfermeira, técnica de enfermagem, educador físico, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e auxiliar de serviços gerais. A gestora é Tatiane Matos. Conta com duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) completas, formada por 23 servidores à disposição de quase dez mil pessoas nos bairros e loteamentos Santa Mônica, Caroba, Santa Cândida, Vista Alegre e parte do Boqueirão. O público é atendido das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Todos os dias, das 8h às 10h, os profissionais realizam o agendamento de consultas, porém, caso o paciente apresente alguma dor aguda, deve procurar a Unidade de Saúde também neste período para ser acolhido e encaminhado para o atendimento no dia com a enfermeira (profissional habilitada e assegurada pelo protocolo de estratificação de risco para realizar estas avaliações e tomar condutas frente às demandas do paciente).

Os serviços disponibilizados na UBS são atendimento médico, odontológico e de enfermagem; acolhimento; estratificação de risco; verificação de sinais vitais; avaliação antropométrica; renovação de receitas médicas; encaminhamento e retorno para consultas especializadas; autorização de exames laboratoriais e alto custo; requisições de fisioterapia; curativos; retirada de pontos cirúrgicos; nebulização; vacinas; administração de medicamentos; coleta de material para exame preventivo ao câncer do colo do útero; exame clínico das mamas; teste rápido de sorologias e de gravidez; visita domiciliar; dispensação de medicamentos, preservativos e contraceptivos, e grupo de Educação em Saúde. Para todos os tipos de atendimento é obrigatório apresentar Cartão SUS e Cartão da Família.

Na odontologia são realizados agendamento toda semana. Em casos de urgência e emergência é prestada assistência todos os dias da semana e em qualquer horário. Os procedimentos realizados na Unidade são limpeza; restaurações/obturações; extrações; encaminhamento de prótese dentária, para raio-X e a especialistas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); orientações individuais de prevenção; visitas domiciliares, e atividades coletivas com os alunos nas escolas (escovação supervisionada, prevenção de agravos e promoção à saúde bucal).

O atendimento noturno é toda segunda quinta-feira do mês, das 18h às 22h, compreendendo consultas e exames com agendamento prévio. Informações adicionais podem ser apanhadas com o Agente Comunitário de Saúde (ACS). O número de telefone da UBS é 3251-7945.

Programe-se!

Sobre a renovação de receitas, o paciente deve deixar a receita na Unidade em qualquer dia para realizar a troca, preferencialmente entre 8h e 10h, e retornar em quatro dias úteis para buscar. A coleta para o preventivo é por demanda livre, feita toda quinta-feira às 13h, sendo que oito atendimentos são realizados no dia.

O encaminhamento e retorno para consultas especializadas são realizados mediante pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS) em mãos e inserido através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). As requisições de exames serão autorizadas e/ou inseridas no Sistema, quando reivindicadas pelo SUS ou mediante troca realizada pelo médico da Unidade, de acordo com avaliação.

Academia da Saúde

No bairro Santa Mônica, localizada atrás da Unidade de Saúde, a Academia da Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, em que são realizados acompanhamento individual e atendimentos em grupo, além de avaliação física, ginástica local, ginástica aeróbica, abdominal com bola, circuito funcional, dança circular e danças de época (anos 1970, 1980 e 1990). Os objetivos são promover práticas corporais e atividade física, alimentação saudável, educação em saúde e contribuição para a produção de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população, como sugere a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saúde Alternativa

O Grupo de Saúde Alternativa consiste na medicina opcional como prática de tratamento de doenças sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. Caracteriza-se pelo tratamento focado no paciente e não no sintoma da doença. Os encontros terão início no dia 13 de agosto (terá-feira), às 14h, na Academia da Saúde.

Este Grupo tem o apoio do Projeto Chá & Saúde, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tributo. Os componentes do Grupo se reúnem toda última segunda-feira de cada mês, às 14h, na Igreja Quadrangular do Tributo.

A fitoterapia é a prática do uso de plantas ou suas partes com finalidade terapêutica, De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população mundial utilizam plantas medicinais. Isto significa a junção do poder popular à ciência no uso de medicamentos fitoterápicos disponibilizados aos usuários do SUS. Um exemplo é a ora-pro-nobis (pereskia aculeata), cujas folhas são ricas em proteínas e aminoácidos, componentes nutricionais extremamente valiosos.