Profissionais passam por treinamento para gerir Central de Controle Operacional em semáforos
Central de Controle Operacional
(CCO) mostrará, em tempo real, pontos com anormalidades e solução será breve.
Por DANIELE MENDES
DE MELO da ASCOM PML,
Lages/SC
📷 Toninho Vieira / ASCOM PML |
Ao longo desta semana
(entre segunda e quinta-feira, dias 12 a 15), dois especialistas da
empresa NewTesc,
de São Paulo, engenheiro eletrônico, o paulista Davi Roberto Couto Silva, e o
consultor comercial, o curitibano Marcelo Ekuni, estão em Lages atuando na
passagem dos controladores para a Central de Controle Operacional (CCO) de
semáforos da cidade, pois estavam todos em pontos isolados e não havia
comunicação nenhuma com a CCO, situada na sede administrativa da Diretoria de
Trânsito (Diretran). Portanto, os controladores estão se tornando online, e para isto foi
instalado o servidor, com a devida configuração. Eventuais problemas estão
sendo equacionados e resolvidos. Este trabalho envolve todos os 41 semáforos,
porém, alguns ainda dependem da resolução de problemas ou com necessidade da
instalação da fibra óptica, ou há pendências de instalação de controlador. Até
quinta-feira (15) será concluída a comunicação interligada de 30 pontos. A
ativação da comunicação das demais placas será estabelecida pelo pessoal
treinado. “Estamos implantando o sistema de monitoramento. Com a Central é
possível visualizar intermitências, problemas e defeitos no controlador do
semáforo, como quedas de energia elétrica que envolva lâmpada ou LED, acidente de trânsito,
de forma mais rápida. Este um sistema que melhora a vida dos trabalhadores de
trânsito e a do cidadão. A evolução é gradativa com o tempo”, pontua o
engenheiro Davi.
A empresa está em Lages
também com o intuito de treinar dois técnicos eletricistas efetivos da
prefeitura na aprendizagem de programação e ter uma noção básica do
funcionamento e manuseio do sistema digital de acompanhamento dos semáforos de
Lages.
O diretor de Engenharia de
Trânsito e Sinalização da Diretran, Sérgio Todeschini, explica que os
profissionais ficarão de olho na Central para averiguar problemas eventuais
proporcionar que seja resolvido no menor tempo possível e não haja transtornos
à mobilidade urbana. “Os eletricistas são Diego e Luciano. Um agente de
trânsito terá uma tela na Diretran para observação”, pontua Todeschini.
Para o prefeito Antonio
Ceron esta ação é de suma importância para a melhoria da mobilidade urbana de
Lages. “Temos a responsabilidade de gerir todo o sistema de trânsito da cidade.
Com estudos e planejamento estamos determinando ações que irão melhorar o
trânsito”, diz o prefeito.
Estudo para implantação da “Onda Verde”
Já existe um software desenvolvido
por um doutor em Trânsito na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e
então será repassada pela Diretran a contagem volumétrica de veículos que
passam nos cruzamentos e serão inseridas em um simulador, baseando a definição
do melhor método de sincronismo da “Onda Verde”. Um segundo profissional,
professor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), atuante na
Engenharia de Trânsito, também utilizará informações disponibilizadas pela
Diretran para inserção em software.
Boa parte dos estudos já está pronta pela Diretoria de Trânsito. “Esta
sincronia já funciona de modo que o motorista já sente o impacto positivo”,
salienta Todeschini.
“Onda Verde” não é o mesmo que sincronia
O consultor comercial,
Marcelo Ekuni, esclarece que todos os semáforos contam com sincronia de
relógio, de acordo com os momentos de abertura, alerta e fechamento e com o
ciclo total nos cruzamentos. A “Onda Verde” depende de estudos relacionados ao
volume de carros e de horários de pico com maior movimentação na travessia de
carros, e aí então seriam estabelecidas diferenciações de tempo em horários
mais “quentes”, como início e final da manhã, da tarde e da noite. “A partir da
contagem de carros, joga-se a simulação para o software e assim evitar questões de
impasse, como congestionamentos. Ou seja, é preciso haver essa defasagem para
haver a ‘Onda Verde’. Depois dos estudos haverá no mínimo cinco planos para tal
finalidade. O que se está fazendo aqui por enquanto é a comunicação da fibra,
desde a Central até o controlador. A Central mantém o relógio de todos os semáforos
igual”, enfatiza Marcelo Ekuni.
📷 Toninho Vieira / ASCOM PML |
Postagens mais visitadas deste blog
Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019
Das 32 inscritas, 16 passaram por uma seletiva realizada nesta quarta-feira (20) e irão para a grande final do concurso na próxima quarta-feira, dia 27, no Teatro Marajoara. Por LD , em Lages/SC 📷 Candidatas a Rainha e Princesas da Festa Nacional do Pinhão 2019. (Foto: Nilton Wolff / Divulgação) Na tarde desta quarta-feira (20) faltando uma semana para a realização do concurso de escolha da rainha e princesas da 31ª Festa Nacional do Pinhão, ocorreu no Teatro Marajoara, a triagem seletiva para definir as 16 finalistas das 32 candidatas que se inscreveram para o concurso. As 16 escolhidas voltam na noite da próxima quarta-feira para definir a nova realeza de um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. ::: Siga o LD no Instagram Foi uma tarde de muita ansiedade, aprendizado e apreensão para as 32 candidatas, afinal, é a realização de um sonho se tornar rainha ou princesa de um evento do porte da Festa do Pinhão, e infelizmente, para 16 delas, o sonho ter
Empresário Lucas De Zorzi morre em acidente no Cânion Espraiado em Urubici
Ele e um colega estavam escalando um paredão, quando uma pedra de grande porte deslizou e atingiu a cabeça de Lucas que não resistiu e veio a óbito no local. Da AGÊNCIA LD , Lages/SC Além de empresário, Lucas De Zorzi também amava esportes de aventura, escalada era uma delas. (Foto; Reprodução / Instagram) O empresário e alpinista, Lucas De Zorzi, morreu neste domingo (11), após sofrer um acidente enquanto escalava um paredão no Cânion Espraiado, no interior de Urubici , na Serra Catarinense. Ele estava escalando um paredão juntamente com um colega, quando uma pedra de grande porte se desprendeu e o atingiu na região da cabeça, vindo a óbito no local. O helicóptero Águia 04 da 5ª Base de Aviação da Polícia Militar foi acionada para realizar o resgate dele e do colega. ::: Águia 04 da PM auxilia no resgate de adolescente após queda de cavalo Segundo a assessoria da 5ª Base de Aviação da PM, o Águia 04 se deslocou até o local, onde os tripulantes constataram a natureza da ocorrênci
Acidente entre carro e trator deixa três pessoas feridas em Palmeira
Quando o resgate chegou, o trator não se encontrava mais no local. Por LD , Lages/SC 📷 Corpo de Bombeiros / Divulgação Três pessoas ficaram feridas após uma colisão envolvendo um carro e um trator na SC-114, em Palmeira, na Serra Catarinense, na noite deste domingo (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, as guarnições de Otacílio Costa, município vizinho à Palmeira, foram acionadas por volta das 18h35 na rodovia na altura do km-109 para atender a ocorrência de acidente de trânsito. Chegando ao local se depararam com o referido veículo um Fiat Bravo e com o condutor do referido veículo de iniciais F.R.O. de 40 anos, caminhando já do lado de fora do veículo. Uma mulher que estava no banco do carona foi conduzida pelo Samu de Otacílio Costa. Já uma outra ocupante, de iniciais L.A.S. de 31 anos, foi conduzida pelos Bombeiros até o HNSP, em Lages, com suspeita de traumatismo craniano encefálico, suspeitas de fratura no fêmur e nas costelas do l
Comentários
Postar um comentário