Em 2018, o programa aconteceu em 12 escolas da rede municipal, e neste ano, o número duplicou, são 24 escolas participantes.

Por KAROLINE KITABAYASHI da ASCOM PML,
Lages/SC

📷 Arquivo / ASCOM PML

Os professores multiplicadores do programa que incentiva o empreendedorismo, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), participarão de oficinas de capacitação para aplicar esta atividade nas escolas básicas municipais.

Com as altas taxas de desemprego no país, a preocupação em incentivar o empreendedorismo se intensificou. E para iniciar essa caminhada, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que acontece onde nascem as grandes ideias, ou seja, na escola. A iniciativa tem o apoio da Administração Municipal, através do programa de desenvolvimento Cidade Empreendedora.

Em Lages, o JEPP começou a ser aplicado nas escolas básicas municipais no ano de 2015.  Em 2018, o programa aconteceu em 12 escolas da rede municipal, e neste ano, o número duplicou, são 24 escolas participantes, com o envolvimento de aproximadamente cinco mil alunos e 200 professores.

Para trabalhar o JEPP, os educadores participarão de oficinas de aprendizagem, oferecidas pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Sebrae, neste mês de agosto. Nesta quarta – feira (7 de agosto)  acontecerá a primeira oficina, no Senai, durante todo o período da tarde.“ O objetivo é capacitar os profissionais que aplicarão o programa nas escolas, para que eles possam desenvolver um trabalho de qualidade com nossos estudantes” comenta o coordenador do programa nas escolas e também formador de Matemática da Secretaria da Educação, Rafael Nascimento.

Para um melhor aproveitamento das oficinas, elas serão realizadas no período vespertino. “Por isso, neste período, de quarta-feira, não haverá aula nas escolas básicas do município”, explica o coordenador.