Urupema amanheceu com -8ºC às 07h, segundo dados da Epagri/Ciram, a menor temperatura do dia.

Lages/SC

📷 Maurício Santos / LD Comuncicação

O amanhecer foi gelado em Santa Catarina, especialmente na Serra Catarinense onde em praticamente toda a região as temperaturas registradas foram abaixo de zero. Em Urupema foi registrada a menor temperatura do dia no Estado com -8ºC por volta das 07h, segundo dados da Epagri/Ciram. Bom Jardim da Serra registrou -6,1ºC às 06h. Urubici (-5,6ºC) e São Joaquim (-4,4ºC) também registraram temperaturas abaixo de zero por volta das 07h. Em Lages, a mínima registrada foi de -0,5ºC

O frio intenso fez com que as paisagens ficassem brancas com a presença de uma forte geada que chamou a atenção dos turistas para fazer fotos. Muitos optaram por subir o Morro das Antenas, na divisa entre Urupema e Rio Rufino a mais de 1.400 metros de altura do nível do mar. Já outros, ficaram na praça central de Urupema registrando fotos ao lado do termômetro ou ao lado de uma árvore que formou cristais de gelo.

Em São Joaquim, os cristais de gelo descendo das árvores também chamou a atenção dos turistas por lá. A mínima registrada na cidade foi de -4,4ºC, segundo dados da Epagri/Ciram.

Mas não foi somente a Serra que registrou temperaturas baixas e negativas. Municípios do Meio Oeste catarinense também tiveram frio intenso com mínimas entre -5,6ºC em Ponte Alta do Norte e Lebon Régis e -3,5ºC em Brunópolis.

Florianópolis, no Litoral Catarinense também registrou temperatura baixa, apenas 3,1ºC.

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

Previsão do tempo

O frio já nas primeiras horas do dia começa a dar trégua e a tarde deve ser um dia bem aproveitável ao ar livre com a presença do sol em todas as regiões e temperaturas agradáveis com máximas entre 13ºC na Serra e chegando aos 18ºC em boa parte das cidades das demais regiões.

Já a segunda-feira deve ser de amanhecer mais uma vez gelado com mínimas próximas do zero ou até mesmo abaixo de zero em cidades mais elevadas na Serra. Ao longo do dia, o sol aparece e eleva um pouco as temperaturas chegando aos 20ºC em boa parte do Estado.

Confira as mínimas registradas em Santa Catarina*:

Urupema: -8ºC
Bom Jardim da Serra: -6,1ºC
Urubici: -5,7ºC
Ponte Alta do Norte e Lebon Régis: -5,6ºC
Caçador: -4,8ºC
São Joaquim: -4,4ºC
Curitibanos: -4,3ºC
Fraiburgo: -3,7ºC
Monte Castelo: -3,6ºC
Brunópolis: -3,5ºC
Lages: -0,5ºC
Florianópolis: 3,1ºC

*Temperaturas registradas pelas estações meteorológicas da Epagri/Ciram e INMET.


📷 Termômetro marcava -6ºC por volta das 07h30 deste domingo. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)

📷 Maurício Santos / LD Comunicação 

📷 Maurício Santos / LD Comunicação

📷 O veículo do Lages Diário ficou coberto pela forte geada neste domingo. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)


📷 Boneco de geada em São Joaquim. (Foto: Wagner Urbano / Portal Notiserra SC)

📷 Cristais de gelo formados em árvore em praça de São Joaquim. (Foto: Wagner Urbano / Portal Notiserra SC)