Além das orientações, será instalado um dispositivo para fazer a compostagem, na prática. A ação será realizada na praça do Terminal Urbano.

Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Divulgação
As pessoas que costumam frequentar a Feira de Economia Solidária, que acontece uma vez por semana na praça Vida Ramos Sênior (Terminal Urbano), vão se deparar com uma atividade diferente. Além da feira, também será realizada uma oficina com intuito de ensinar a população sobre como fazer uma compostagem em casa. A ação será realizada nesta sexta-feira (30 de agosto), a partir das 10h30.

Além das orientações, será instalado um dispositivo para fazer a compostagem, na prática. “A população está convidada a trazer seus resíduos orgânicos de casa para compostar. A minicompostagem ecológica é muito fácil de fazer e traz inúmeros benefícios ao meio ambiente”, afirma a Diretora de Meio Ambiente da prefeitura, Silvia Oliveira. 

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Lages / CAV UDESC projeto Lixo Orgânico Zero, através da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, com o Banco da Família e Conselho Municipal de Economia Solidária.

O que é compostagem?

A compostagem, ou minicompostagem ecológica, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa.