Após oito anos desde que foi licitada, e passando por três administrações, obra foi entregue à comunidade na manhã deste sábado (20).

Por LD,           
Lages/SC   

📷 Nilton Wolff / Divulgação

Este sábado, dia 20 de julho, considerado o Dia do Amigo, mas também deverá ser o dia em que entrou em funcionamento após uma longa espera – cerca de oito anos até ficar pronta e entregue à comunidade –, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas foi inaugurada na manhã deste sábado (20) em solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e a população em geral. 

As obras da UPA se arrastaram por três administrações, iniciando na administração de Renato Nunes de Oliveira passando pela administração de Elizeu Mattos e chegando ao penúltimo ano do mandato de Antonio Ceron. Inicialmente prevista para ser concluída em 2014 - há 5 anos – teve diversos problemas ora seja de projeto depois a falência da empreiteira que executava as obras, mas isso, foi superado e a Unidade de Pronto Atendimento já iniciou suas atividades colocando um marco na saúde de Lages.

A UPA tem abrangência regional e a estimativa é que atenda uma média de aproximadamente 500 pessoas diariamente nos serviços médicos em várias áreas e também odontológicos. Até o fim do ano, a unidade também irá realizar atendimentos pediátricos que atualmente estão sendo realizados no Hospital Infantil Seara do Bem (HISB). 


📷 Greik Pacheco / ASCOM PML
O início de uma nova era e o fim de uma outra

Com início das atividades na UPA 24 horas localizada na avenida Brasil atrás da Rodoviária Municipal Dom Honorato Piazera, no bairro Universitário, o atual Pronto Atendimento Tito Bianchini fechou em definitivo suas portas agora há pouco, por volta das 14h. O espaço será readequado e em breve deve ser implantado ali a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e do bairro Brusque.

📷 Nilton Wolff / Divulgação

📷 Nilton Wolff / Divulgação