Prefeitura moderniza sistema de sinalização de trânsito em Lages


“Dez semáforos já estão com os cabos de fibra óptica instalados, ou seja, o projeto de sincronização dos semáforos esta sendo executado normalmente”,  Sergio Todeschini.

Por IRAN ROSA DE MORAES da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Toninho Vieira / ASCOM PML

Nos últimos 30 dias, a Prefeitura instalou em torno de 900 placas de sinalização de trânsito, englobando o perímetro urbano de Lages. Empresa especializada, vencedora de licitação pública, se encarregou do serviço contratado através da Secretaria de Planejamento e Obras e sob a fiscalização e acompanhamento técnico do setor de Engenharia de Trânsito e Sinalização da Diretran.

O chefe deste setor, engenheiro Sérgio Todeschini, disse que as melhorias gerais no sistema de sinalização ocorrem, de forma mais intensa, deste o início deste ano com a instalação de centenas de placas e a manutenção geral da sinalização horizontal (pintadas sobre as pistas de rolamento). Trabalho que compreende o perímetro urbano, incluindo as vias de acesso à cidade.

Sérgio alerta também para os limites de velocidade nas principais ruas e avenidas da cidade, sempre respeitando a característica local de cada via e o que preconiza a legislação vigente. “O ajuste dos limites de velocidade, via por via, é um trabalho que faz parte da manutenção e melhorias gerais na sinalização urbana de trânsito. Demanda alterada depois da desativação das lombadas eletrônicas”, observa Sérgio Todeschini.

“As placas (sinalização vertical) se desgastam com o passar do tempo. Os suportes enferrujam, letreiros e sinais se apagam, parcialmente, e tornam-se indecifráveis. Assim, chega um tempo em que a reposição do conjunto de sinalização se faz necessária. Uma questão de segurança”, explica Todeschini.

Sincronização dos semáforos

A sincronização do tempo de abertura e fechamento dos semáforos, num total de 39 em funcionamento na cidade, é item incluso no conjunto de melhorias e modernização do sistema de trânsito. “Dez semáforos já estão com os cabos de fibra óptica instalados, ou seja, este projeto está sendo executado normalmente”, fala Todeschini.
Segundo o engenheiro, a central de monitoramento dos semáforos, localizada na Diretran (piso superior da rodoviária municipal), já está sendo preparada para receber o cabeamento de fibra óptica. “Este é um projeto que visa ajustar o tempo de sinalização, permitindo maior fluidez aos veículos automotores em circulação na cidade”, conclui Todeschini.

Sinalização de acesso de caminhões

As primeiras placas instaladas, nos últimos 30 dias, no perímetro urbano, foram aquelas que orientam o acesso de caminhões nas áreas centrais. São placas orientando sobre a liberação do acesso para veículos com carga útil de até 5 toneladas, bem como da restrição de circulação para caminhões com carga útil de 12 toneladas e com 4,4 metros de altura no período das 7 horas às 19 horas, de segunda-feira a sexta-feira. No sábado, estes caminhões poderão circular pelo centro de Lages a partir das 13 horas, e nodomingo a circulação é livre ao longo de todo o dia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enquete: participe e vote em quem você acha que será a rainha da Festa do Pinhão 2019

Lages a Nova Iorque com a Azul, a partir de junho

Internautas reagem a Mario Motta na bancada do ‘Jornal Nacional’