A programação ainda não está inteiramente definida, contudo, os temas abrangidos serão energia fotovoltaica, energia eólica, alternativas energéticas e eficiência energética.

Por DANIELE MENDES DE MELO da ASCOM PML,
em Lages/SC

📷 Ari Junior / ASCOM PML

Nos dias 26 e 27 de setembro de 2019 Lages receberá em torno de 150 pessoas como público-alvo do 6º Congresso Estadual dos Consumidores da Celesc, promovido pelo Conselho de Consumidores da Celesc (Conccel), instituição com sede em Florianópolis. Na quinta-feira (26), as palestras iniciarão às 9h, com prosseguimento até final da tarde. Já na sexta (27), o Congresso transcorrerá até meio-dia. As inscrições são gratuitas, bem como almoço nos dois dias e jantar na quinta-feira, com exceção da bebida.

O local do evento será escolhido em breve, pois é a exigência para que seja lançado ainda nesta semana o edital para seleção da empresa responsável pelas inscrições, refeições, brindes, sonorização e gravações. A programação ainda não está inteiramente definida, contudo, os temas abrangidos serão energia fotovoltaica, energia eólica, alternativas energéticas e eficiência energética. Estima-se que metade da plateia será composta por pessoas de fora de Lages, já que o Congresso envolve profissionais e interessados de Santa Catarina.

Em visita ao vice-prefeito, Juliano Polese, na tarde desta quarta-feira (10 de julho), o presidente do Conselho (gestão 2017-2020), pela Classe Comercial (Facisc), Herrmann Suesenbach, e demais conselheiros, reivindicaram apoio ao divulgar o evento e a participação de autoridades municipais. “Lages vem buscando eventos diferenciados. Obrigada por ter escolhido nossa cidade. Recentemente Lages recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, estamos fortalecendo o movimento Criaticidade e está em andamento o 4º Serra Catarina Festival de Inverno, são 62 dias de um roteiro para todos os gostos, colocando a estação e os nossos talentos em evidência. Portanto, Lages está em constante movimento”, pontua Polese.

O presidente do Conccel lembra que, “o Congresso em nível Nacional aconteceu em 2013 e o Sul-Brasileiro em 2017, ambos em Florianópolis. O Regional já foi feito em Joinville e em Chapecó. Em 2021 o assunto será resgatado, e deve chegar ao Sul do Estado, mas em 2019 será a vez de Lages”. O Conselho salienta que estão sendo aceitas sugestões de palestras, a exemplo do tópico “biomassa”, com espaço para especialistas da Serra. O executivo de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, compareceu ao encontro com os integrantes das organizações representativas dos consumidores.

Ao todo, o Conselho é formado por cinco membros - Classe Comercial (Facisc), Classe Industrial (Fiesc), Classe Rural (Faesc), Classe Residencial (Deconor) e Classe Poder Público (Fecam). A Secretaria Executiva é representada pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Seis profissionais são suplentes nestas funções. O Conselho é honorífico e não deliberativo.

Você conhece o Conccel?

O Conselho consiste em um órgão consultivo voltado para a orientação, análise e avaliação das questões pertinentes ao fornecimento de energia elétrica na área de concessão da Celesc Distribuição em dois aspectos principais: tarifas (preços praticados) e adequação dos serviços prestados aos usuários do sistema. Composto por representantes das principais classes de consumo - residencial, industrial, comercial, rural e público, os conselheiros recebem solicitações destes setores e as repassam para a concessionária no sentido de buscar solução para os problemas indicados.

Entre as atribuições estão examinar questões ligadas ao fornecimento de energia elétrica; cooperar com a Celesc e estimulá-la no desenvolvimento e conscientização do uso correto e sustentável da energia; divulgar os direitos e deveres do consumidor; analisar, debater e propor soluções para os conflitos existentes entre os consumidores e a Celesc; propor ações que possibilitem a melhoria e adequação dos serviços prestados as diversas classes de consumidores; cooperar com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na fiscalização dos serviços prestados, e acompanhar a evolução da legislação e da regulamentação do setor e demais ações da classe consumidora, fomentando a interação entre a Aneel e o consumidor - já que o Conccel não tem o poder regulador. Contatos Conccel: (48) 3231-5823/(48) 3231-5824/conccel@celesc.com.br.