Entre as atrações estão a Cavalgada do Pinhão no sábado pela manhã e a realização do 5º Frescal com Pinhão, além disso, no domingo, ocorre a 19ª Sapecada da Serra Catarinense.

em Lages/SC 

📷 Divulgação

Tradicionalmente, o primeiro fim de semana da Festa Nacional do Pinhão tem programação voltada à valorização da cultura do povo serrano. No sábado, 15 de junho, a Cavalgada do Pinhão faz referência a história do homem tropeiro. No mesmo dia, ocorre a 5ª edição do Frescal com Pinhão. A partir de domingo (16), até a terça-feira (18), Lages respira o nativismo da 19ª Sapecada da Serra Catarinense e a 27ª Sapecada da Canção Nativa.

Para a Cavalgada do Pinhão são esperados cavaleiros dos 21 municípios que compõe a região da Amures. Grupos de Indaial, Papanduva e Florianópolis também confirmaram presença. Os participantes chegam ao parque de exposições Conta Dinheiro às 7 horas da manhã. Depois de um café da manhã serrano, bem reforçado, por volta das 8h30min, saem em cavalgada pelos campos e principais ruas da cidade.

O desfile será em direção ao viaduto da BR 282, sentido avenida Corina Caon, passando pela Presidente Vargas e Manoel Antunes Pessoa, na Penha. O grupo retorna pela Presidente Vargas, passando pelo bairro Coral, com destino ao parque de exposições Conta Dinheiro, onde estará sendo preparado o churrasco de frescal de gado e porco, acompanhado de pinhão e outras iguarias. 

Ainda dá tempo de participar

Os ingressos para participar da programação da cavalgada e almoço são limitados e estão disponíveis na Loja Malacara, em frente à praça da catedral e no supermercado Jeremias, no bairro Guarujá. 

Os tíquetes estão sendo comercializados ao valor de R$ 50 para o café da manhã e almoço com frescal. Para quem optar apenas pelo almoço, o valor permanece o mesmo. O evento contará com a apresentações musicais de Pedro Valdéras e grupo Chimango. Mais informações pelo número 49 9 9123-4163.

Festivais nativistas mobilizam fãs e artistas 

Os festivais nativistas ainda são a essência da Festa Nacional do Pinhão. Preservam, valorizam e divulgam as raízes culturais da região serrana. Há mais de duas décadas, a Sapecada da Canção Nativa, reconhecida internacionalmente, mobiliza fãs e músicos no Palco Nativista do parque Conta Dinheiro. 

A programação do festivais abre no domingo (16), com a 19ª edição da Sapecada da Serra Catarinense. Na Segunda-feira (17) ocorre a seletiva da 27ª Sapecada da Canção Nativa, e na terça-feira (18), a grande final.