Polícia Militar está utilizando em fase de teste câmeras de videomonitoramento que com a base de dados do Estado utiliza reconhecimento facial para cumprir mandados de prisões em aberto, entre outras ocorrências.

em Lages/SC

📷 Em fase de testes na Festa do Pinhão, câmeras de videomonitoramento com sistema de reconhecimento facial para cumprimentos de mandados de prisão. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)
O 6º Batalhão de Polícia Militar (Lages) conta durante os dez dias de Festa do Pinhão com uma importante ferramenta para o combate as contravenções durante o evento. A tecnologia. 

Neste ano, a PM está utilizando em fase de testes, um sistema de câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial de quem está frequentando o parque e com as imagens geradas cruzadas com as informações do banco de dados do sistema judiciário, consegue reconhecer pessoas que tenham algum mandado de prisão em aberto para então poder realizar a abordagem e assim cumpri-los. 


📷 O Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar
(Lages). O tenente-coronel Alfredo Nogueira ao lado
do repórter da Transamérica, Fernando Machado. (Foto:
Maurício Santos / LD Comunicação)
Segundo o Comandante do 6º Batalhão, o Tenente Coronel Alfredo Nogueira, essa é uma importante ferramenta no combate a criminalidade. “A Polícia Militar está em um processo de desenvolvimento de um projeto inovador para fazer o reconhecimento facial, cruzando as informações de mandados de prisão e estamos fazendo esse teste durante a Festa pela importância do evento e já tem surtido efeitos, com a prisão de um homem na última segunda-feira e assim aumentar essa atmosfera de segurança para os turistas e para toda a comunidade da Serra Catarinense”, comentou Nogueira.

E por falar em cumprimentos de mandados, a PM conseguiu prender mais um homem na noite de ontem, quarta-feira (19) na Festa do Pinhão. O homem de 39 anos tinha um mandado de prisão em aberto e com isso em seu desfavor, o mesmo foi conduzido ao Presídio Regional de Lages.  

PM também utiliza drones para fazer o monitoramento na Festa do Pinhão

📷 Policiais contam com o auxílio de imagens aéreas feitas por drones para garantir a segurança e a ordem na Festa do Pinhão. (Foto: Maurício Santos / LD Comunicação)

A Polícia Militar também utiliza a tecnologia no céu. Os drones que têm ganhado cada vez mais espaço se tornaram também uma ferramenta importante no auxílio a garantia da segurança. Policiais realizam voos periódicos durante toda as noites da Festa do Pinhão fazendo o monitoramento da movimentação tanto dentro quanto no entorno do Parque Conta Dinheiro.

Operação Inverno


A segunda maior operação da Polícia Militar de Santa Catarina em questão de movimentação de efetivo, a Operação Inverno volta seus olhos, principalmente para a Serra Catarinense com a realização de grandes eventos como o festival Serra Catarina, mas claro, o principal deles é a Festa Nacional do Pinhão.

Para o evento, especialmente, são em torno de 70 policiais oriundos de outros batalhões espalhados pelo estado garantindo a segurança no Parque Conta Dinheiro e áreas próximas. Já os policiais lotados no 6º Batalhão da PM em Lages continuam no trabalho diário das ocorrências de rotina e cobrindo toda a área da cidade, sem prejuízos no quesito segurança e cobertura por parte da PM a comunidade em geral.