Assistência Social instala abrigo temporário para moradores de rua


A estrutura atende as necessidades básicas dos usuários, com quartos completos para pernoite, materiais de higiene e alimentação (jantar) diariamente.

Por ALINE TIVES da ASCOM PML,
em Lages/SC 

📷 Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, através da Diretoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, iniciou nesta semana a execução do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Situações de Emergências. Trata-se de um abrigo temporário para as pessoas que se encontram em situação de rua, considerando as baixas temperaturas no período de inverno na região serrana.

“Com objetivo de prestar assistência às pessoas em estado de vulnerabilidade, o Município vem desencadeando várias ações para protegê-las do frio rigoroso e minimizar os danos, principalmente à saúde”, aponta o secretário da Assistência, Samuel Ramos. Desde 2016, a Secretaria de Assistência Social e Habitação vem executando este serviço de forma temporária para promover o apoio e a proteção à população atingida. Este é um serviço de proteção especial reconhecido pelo governo federal e regulamentado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Entre os principais propósitos está assegurar acolhimento imediato em condições dignas e de segurança; identificar perdas e danos ocorridos; cadastrar as pessoas atingidas no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais); articular a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas; promover a inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais.

Neste ano o Serviço será realizado entre 05 de junho e 30 de setembro. As atividades ocorrem das 18h às 8h (período noturno). “No primeiro dia, foram acolhidos 30 usuários e a expectativa é que este número aumente diante da diminuição da temperatura ao longo dos próximos meses”, pondera o secretário Samuel. No ano passado foi abrigado um total de 440 pessoas, sendo 224 migrantes e oferecidas aproximadamente 5.600 refeições em 4.700 pernoites.

Estrutura atende necessidades básicas

📷 Divulgação

A Secretaria locou um imóvel da Mitra Diocesana de Lages, situado na Avenida Papa João XXIII, no bairro Ipiranga. A estrutura física conta com uma área aproximada de 470 metros quadrados, sendo composta de um hall de entrada, um refeitório, uma cozinha, uma área de serviço, três depósitos, dezoito quartos, dez banheiros, uma sala de estar com lareira e uma sala de atendimento da equipe técnica (Assistente Social). O alojamento temporário conta com área para repouso e restabelecimento pessoal, com condições de salubridade, instalações sanitárias para banho e higiene pessoal, com privacidade individual; espaço para realização de refeições e espaço para estar e convívio.

Estão sendo disponibilizados alimentos, artigos de higiene, cobertores/mantas, colchões com estrado, refeições (janta), móveis de sala e cozinha, dentre outros. Neste período, a equipe conta com alguns parceiros da própria comunidade, que auxiliam com a doação de roupas, alimentos, materiais de higiene, entre outros.

A equipe é composta por uma coordenadora, uma assistente social, dois cuidadores masculinos e quatro cuidadoras femininas, duas cozinheiras, duas auxiliares de serviços gerais, dois motoristas e quatro vigilantes.

Atividades desenvolvidas

Durante o período de execução do serviço, a equipe faz um planejamento de atividades que serão executadas, dentre elas: rodas de conversas para promoção do acesso ao mundo do trabalho; atividades de articulação com o poder judiciário; informações e encaminhamentos para os serviços de saúde, clínicas de tratamento e internamento, entre outras. São realizados também atendimento, escuta qualificada e acolhimento das demandas trazidas pelos usuários. Ainda, são promovidos momentos de lazer com atividades lúdicas (prática esportiva, brincadeiras, jogos, filmes, etc.).




Assistência Social instala abrigo temporário para moradores de rua Assistência Social instala abrigo temporário para moradores de rua Reviewed by Lages Diário on junho 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.