A moção legislativa é de autoria do vereador Ivanildo Pereira (PR) e visa a melhoria do sistema de drenagem das águas pluviais na cidade em dias de chuva.

Por LD,
em Lages/SC 

📷 Divulgação

O vereador Ivanildo Pereira (PR) apresentou na noite desta terça-feira (14) uma moção legislativa encaminhada ao prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD) sugerindo a implantação do dispositivo chamado “Boca de Lobo Inteligente” nas ruas de Lages visando a melhoria do sistema de drenagem das águas pluviais, principalmente, em dias de chuvas intensas.

Para o vereador, o equipamento é de fácil manuseio e pode ser operado pelos mesmos responsáveis pela limpeza pública municipal, que hoje já realizam esta função, entretanto utilizando-se de recursos primários, como enxadas e trabalho excessivo braçal, acarretando em perda de tempo, desperdício de energia e homens que poderiam estar exercendo outras tarefas.

Ivanildo ainda argumenta que as “Bocas de Lobo Inteligentes” podem diminuir enchentes e acúmulo de lixo nos bueiros e galerias pluviais. A caixa coletora é instalada dentro dos bueiros com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros de Lages. Ela age como uma peneira, retendo os resíduos e deixando a água passar, impedindo assim, que os bueiros fiquem obstruídos na hora das chuvas, e reduz a poluição de rios e córregos, evitando as enchentes.